Informações sobre o CIEL e sua história.

 

Apresentação

 

O CIEL – Ciclo de Estudos em Linguagem – é promovido pelo Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, pelo Departamento de Letras Vernáculas (DELET) e pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELIN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa e chega a sua sétima edição em 2013.

Já estabelecido como um evento de relevância nacional, o CIEL sempre buscou se configurar como um espaço de reflexão das questões mais prementes do universo que se constrói a partir dos desafios de formar professores. Por considerar que é dever da universidade pública promover a pluralidade no ensino, na pesquisa e na extensão, o CIEL procura, da maneira mais democrática possível, colocar-se à disposição de diferentes concepções de linguagem na tentativa de manter na pauta as inquietações daqueles que não apenas escolheram o magistério para a ele dedicar suas energias profissionais, como também tem o privilégio (e as responsabilidades) de contribuir substantivamente para a formação de novos professores.

Enquanto corolário da vertiginosa corrente de mudanças socioculturais que caracterizaram os Oitocentos, o século XX teve nos signos da diversidade e da multiplicidade a base de seu caráter renovador. A sua brevidade, decretada por Eric Hobsbawm em 1994, pode ser relacionado muito menos com as décadas que o constituíram do que com a profusão de inovações e rearticulações que as preencheram. Incertezas, rupturas, nostalgias e fragmentações se condensaram em um período ao mesmo tempo sincrônico, diacrônico e anacrônico. E cuja influência para as próximas décadas ainda se envolve das brumas do possível e do imensurável. Nesse contexto, os conceitos de linguagem, identidade e subjetividade assumiram termos e definições plurais que, articuladas no tempo presente, buscaram lançar luz sobre o passado e o futuro, formaram um caleidoscópio de visões e revisões que modificaram permanentemente os estudos da linguagem, da literatura e da educação. Assim, a proposta do VII CIEL é reunir pesquisadores e profissionais das mais diferentes áreas que, ao discutirem questões dos Novecentos ou a partir de suas múltiplas lentes, possam contribuir para a ampliação de nossos olhares sobre o século XX e a contemporaneidade.

Edição 2013

 

O evento alcança a sua internacionalização com a presença de palestrantes vindos do México, de Moçambique e de Portugal. Além da congregação de pesquisadores e estudiosos dos mais diferentes ramos das Ciências Humanas, o evento objetiva manter sua característica original de espaço democrático de discussão e divulgação acadêmica.

Sua História

 
2003
O CIEL surgiu com a proposta de ser um Ciclo de Eventos em Lingüística, fruto do desejo do corpo discente da UEPG de aprofundar seus conhecimentos e sua interação com a pesquisa acadêmica, desejo acolhido pelos professores integrantes do Departamento de Letras Vernáculas e, posteriormente, do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas. Os objetivos primordiais se ampliaram e, a partir da sua quarta edição, o evento passou a adotar a denominação de Ciclo de Estudos em Linguagem.

Em suas primeiras edições o ciclo tinha como público-alvo os professores de língua, tanto materna como estrangeira. Com a ampliação de seu foco, passamos a congregar também reflexões sobre a linguagem em geral e o ensino das literaturas.
2011
O CIEL é também promovido pelo Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, assim como pelo Departamento de Letras Vernáculas (DELET) e pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELIN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa e chega a sua sétima edição.