A PROGRAD » Histórico

Por ocasião da implantação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 1970, as atribuições de controle das atividades acadêmicas ficaram a cargo da Secretaria de Registro e de Controle Acadêmico – SERCA. Primeira nomenclatura da PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

A partir do início do ano de 1972 a SERCA foi transferida para novas instalações no pavimento térreo do Bloco C do Edifício da Praça Santos Andrade e passou a designar-se Secretaria de Registro e de Controle Acadêmico, vinculada à DIRETORIA GERAL DE ASSUNTOS ACADÊMICOS – DGAAc.

A DGAAc tinha como atribuições a direção, a coordenação e o controle de todas as atividades acadêmica na Universidade, sendo seu primeiro Diretor o Professor Daniel Albach Tavares, que permaneceu à frente da DGAAc até o mês de abril de 1974.

Em seguida, assumiu a Diretoria o Professor João Lubczyk,  permanecendo no cargo até o mês de junho de 1983. No decorrer do mandato desse Diretor que a DGAAc, perdeu a designação de “GERAL” e, a partir de janeiro de 1983, passou a denominar-se DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS – DAAc.

A partir do mês de junho de 1983, assumiu a DAAc o Professor Lauro Fanchin, que permaneceu no cargo como Diretor até o mês dezembro de 1984 e como Pró-Reitor até março de 1987, pois, foi no decorrer deste mandato a então Diretoria de Assuntos Acadêmicos – DAAc, integrada ainda pela Divisão de Controle Acadêmico, sofreu alteração de nomenclatura para PRÓ-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA – PROEN, cujas atribuições foram acrescidas da direção, coordenação e controle das atividades relativas à pesquisa institucional.

Pela Resolução CA. Nº. 035, de 16 de junho de 1986, passaram a integrar a PROEN, ainda, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos, reativada por esse ato, e criada a Coordenadoria de Ensino.

No mês de abril de 1987 assumiu como Pró-Reitor o Professor Antônio Carlos Schafranski, permanecendo à frente do cargo até o mês de abril de 1991. No início de seu mandato a Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa – PROEN sofreu nova alteração de nomenclatura, passando a denominar-se PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD, através da Resolução UNIV. nº. 003, de 15 de abril de 1987, que homologou a Resolução CA. Nº 029, de 07 de abril de 1987, integrada pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos, Coordenadoria de Ensino e Divisão de Controle Acadêmico, cujas atribuições apenas tiveram supressas as responsabilidades de pesquisa.

Através da Resolução UNIV. nº. 007, de 05 de junho de 1987, a PROGRAD passou a ser integrada pelas seguintes divisões: DIVISÃO ACADÊMICA, DIVISÃO DE ENSINO e DIVISÃO DE EXPEDIENTE, substituindo a antiga estrutura, respondendo pelo planejamento, direção, coordenação, controle e execução de todas as atividades relativas à vida acadêmica da Universidade, a nível de graduação.

Em abril de 1991 assume o cargo de Pró-Reitor de Graduação o Professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, permanecendo à frente do cargo até o mês de julho de 1994.

No mês de julho de 1994 assume o cargo de Pró-Reitor de Graduação a Professora Cleide Aparecida Faria Rodrigues, permanecendo no cargo até o final do mês de agosto de 2002. Nesta gestão a PROGRAD foi transferida do Bloco C, no Edifício da Praça Santos Andrade, para as instalações da ala norte do edifício da Reitoria no Campus em Uvaranas.

No início do mês de setembro de 2002 assumiu o cargo de Pró-Reitor de Graduação a Professora Cândida Leonor Miranda, permanecendo no cargo até o final do mês de agosto de 2006.

No dia 02 de setembro de 2006 a Pró-Reitoria de Graduação a Professora Graciete Tozetto Góes, sendo reconduzida ao cargo a partir do início de setembro de 2010, em cujo cargo permanece até a presente data. No decorrer deste mandato foi criada a DIVISÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS, totalizando em quatro suas Divisões. Também, no decorrer desse mesmo mandato a PROGRAD, recebeu o Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante – CAOE, que, era afeto a Vice Reitoria, como órgão da PROGRAD, passou a denominar-se Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante – CAOE. Também para propor e acompanhar a adaptação dos cursos de Licenciatura da Instituição às Diretrizes Curriculares Nacionais e de apoio aos Colegiados de Curso, a PROGRAD instituiu e assumiu a Comissão de Coordenação Geral das Licenciaturas.

Ainda, neste mandato, a Seção de Protocolo pertencente à Divisão de Expediente foi transferida para a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos, dada sua especificidade.

A PROGRAD é responsável pelo gerenciamento das atividades acadêmicas nos cursos de graduação ofertados, nas modalidades: presenciais e a distância e nos cursos seqüenciais, assim como pelo desenvolvimento de apoio, de acompanhamento e avaliação das atividades acadêmicas, conferência, expedição e arquivamento dos mais variados documentos que compõem o setor cartorial da Pró-Reitoria.

Copyright © 2014 - Pró-Reitoria de Graduação - UEPG