A PROGRAD

Todas as atividades da PROGRAD estão divididas entre as suas Divisões conforme segue:

Diretoria AdministrativaDIRAD – atualização da legislação referente ao ensino e às aplicações práticas das atividades da PROGRAD, preparo e execução das solenidades de colação de grau, elaboração e execução das atividades pertinentes à expedição dos diplomas dos graduados, prestação de apoio aos órgãos colegiados da Instituição no que concerne a detalhes sobre graduação, expedição, recebimento e encaminhamento de documentos diversos e de processos em geral, arquivo e manutenção dos documentos de todos os acadêmicos da Instituição, graduados e não graduados. Esta Divisão é responsável pela implementação e fomento de programas especiais perante os órgãos superiores do governo federal e do governo estadual, efetuando o controle administrativo. É de responsabilidade da Divisão também, o controle administrativo dos estudantes-convênio de graduação.

Diretoria AcadêmicaDIACAD – A DIACAD tem por finalidade assessorar o Pró-Reitor de Graduação, acompanhar, supervisionar, coordenar e estimular o planejamento e a execução das atividades das suas Seções, desenvolvidas para o atendimento aos alunos, como registro acadêmico e matrícula de calouros e veteranos, transferências de turno, reabertura e trancamento de curso, monitoria, atualização e aprendizagem didática, expedição de documentos diversos, manutenção dos dados dos alunos no sistema de controle acadêmico tanto dos cursos presenciais como os cursos à distância, assessoria aos Diretores de Setor, professores, coordenadores e demais órgãos da UEPG e ao público em geral, para orientação e encaminhamento a outros setores quando for o caso, responsabilizando-se pelo calendário acadêmico, Programa Paranaense de Mobilidade Discente e Transferências Externas de rotina.

Diretoria de EnsinoDIREN – A Divisão de Ensino tem como atribuições assessorar o Pró-Reitor de Graduação no desenvolvimento de suas atividades, gerenciar as atividades da Seção de Estágio e da Seção de Currículos e Programas relacionadas com os cursos de graduação ofertados nas modalidades presencial e a distância no âmbito dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, programa de tutoria discente, projetos e programas integrados ensino/pesquisa e ensino/extensão, convênios com empresas/escolas para  realização de estágios curriculares, banco de programas das disciplinas dos cursos de graduação, projetos pedagógicos de cursos de graduação, cadastro de currículos dos cursos de graduação no sistema acadêmico, regulamentos dos trabalhos de conclusão de cursos dos cursos de graduação, processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação , atualização anual do Catálogo Geral e de Cursos de Graduação da UEPG.

Conta a PROGRAD, ainda, com as seguintes comissões:

Comissão de Coordenação Geral das Licenciaturas – COPELIC, responsável por propor e acompanhar a adaptação dos cursos de Licenciatura da Instituição às Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores da educação básica, em nível superior, em curso de graduação plena, apoiando e acompanhando os Colegiados de Curso nas mudanças curriculares que se julgarem necessárias.

Comissão Universidade para os Índios – CUIA, responsável pelo acompanhamento e pela avaliação sistemática do processo geral de inclusão e de permanência na Universidade dos estudantes indígenas.

Comissão Permanente de Seleção – CPS – é responsável pela execução, planejamento, coordenação dos concursos vestibulares,  concursos internos da UEPG, e outros concursos encomendados por Prefeituras de Municípios e demais órgãos públicos nas esferas estaduais e municipais.

A PROGRAD, conta também com a Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante – CAOE tem como missão facilitar a adaptação e permanência do estudante na universidade, desta forma atua na orientação vocacional com o Programa de Visitas, palestras e Feira de Profissões direcionadas a alunos do ensino médio. Quando do ingresso do estudante na Universidade a CAOE promove o Programa Institucional de Acolhida ao Calouro visando favorecer sua adaptação e integração à vida acadêmica. Orienta os alunos em suas dificuldades financeiras, pedagógicas e de permanência nos estudos. Além disso, presta atendimento a alunos indígenas, acadêmicos que tenham necessidades educativas especiais ou estejam em Programas de Intercâmbio. Realiza o processo de Isenção para o Vestibular, Bolsa de Desconto para o Restaurante Universitário. Faz encaminhamentos diversos, relacionados a dificuldades bio-psico-sociais do estudante.

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