LET: Proposta integrada de atividades acadêmicas

O LET é um programa de extensão porque abriga abriga vários projetos, várias ações, todas elas necessariamente integradas às de ensino e/ou de pesquisa. Aprovado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, pela Resolução CEP Nº 217, de 13 de dezembro de 2007, foi reeditado em março de 2013 para vigência até março de 2015. Portanto, está na terceira ediçao e, desde a sua criaçao, em 2007, o espaço vem sendo destinado à execução de projetos, eventos e cursos de extensão.

Entre as atividades concluídas e as que estão em execução somam-se, ao longo desses 7 anos, aproxidamente 30 propostas, coordenadas por professores atuantes nos Cursos de Licenciatura em Letras da uepg.

Inicialmente, o programa foi idealizado para permitir a realização de atividades de leitura, escrita, análise, e discussão de textos dos mais diferentes gêneros. O espaço foi criado para para congregar açõse de extensão direcionadas para a oferta de cursos e minicursos, projetos de pesquisa integradados aos de extensão e ensino, projetos que contemplam a formaçao de professores e trabalhos de leitura e de escrita que atendam e demandas de estratos sociais marginalizados. Seu público-alvo inclui professores em formação inicial e continuada, pesquisadores, acadêmicos de diversas áreas, alunos de Ensino Fundamental e Médio, participantes da comunidade em geral.

Nesses 7 anos, o LET vem reunindo e promovendo a aproximação entre professores em formaçãoe professores já em atuação, de modo que se constitui como um espaço de permanência para os graduandos, notadamente os dos Cursos de Licenciatura em Letras que estão trabalhando em projetos de extensão, ensino e pesquisa coordenados pelos professores que os propõem pelo LET e também para os pós-graduandos orientados por esses professores e demais participantes da comunidade.

“O Programa de Extensão Universitária (ProExt) apoia instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para implementação de políticas públicas”

Nos últimos anos, o Programa recebeu apoio das instâncias de fomento à extensão, tanto federal (MEC-PROEXT 2009 e PRO-EXT 2012) quanto estadual (USF/SETI). O objetivo principal do programa é o de utilizar o texto (em atividades de leitura e escrita) para desenvolver trabalhos extensionistas de maneira que se sustentam em procedimentos metodológicos atrelados com atividades de ensino e/ou pesquisa.

Um dos principais objetivos do Programa é fortalecer os cursos de Licenciatura em Letras e o Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, tanto do ponto de vista de infraestrutura quanto de conteúdos das áreas específicas, sempre em busca de complementação, do aprofundamento e da troca dos saberes adquiridos nas salas de aula, nas diversas disciplinas ofertadas nos Cursos. A metodologia aplicada prevê a seleção de diversos textos para leitura, desenvolvimento de estratégias de leitura, produção, revisão e análise de textos escritos, grupos de estudo, reuniõe dos grupos de pesquisa, ofertas de minicursos em eventos e de disciplina em projetos específicos e assessoria a projetos socioeducacionais. Um dos principais desafios dos professores, pesquisadores, e extensionistas que vem participando dos trabalhos desenvolvidos no LET configura-se no sentido de organizar e coordenar um espaço multidisciplinar de estudos, além de, naturalmente, manter o compromisso inicial da proposta de abrigar ações integradas que se dediquem a estudar linguagem.

“O Programa Universidades Sem Fronteiras é uma ação de extensão universitária desenvolvida no estado do Paraná que orienta a proposição e seleção de projetos em municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”

“Entre as atividades concluídas e as que estão em execução somam-se, ao longo desses 7 anos, aproximadamente 30 propostas, coordenadas por professores atuantes nos Cursos de Licenciaturas em Letras da UEPG.”