Repositório de Eventos do Departamento de Jornalismo da UEPG, 8º Colóquio Mulheres e Sociedade

Tamanho da fonte: 
SUBSUNÇÃO DO PATRIARCADO NO CAPITAL E A COMUNICAÇÃO COMO FORMA SOCIAL
Rafaela Martins de Souza, Manoel Dourado Bastos

Última alteração: 2023-05-26

Resumo


Apresentamos considerações sobre o patriarcado subsumido no capital e a comunicação como forma social. O objetivo é articular níveis conceituais num plano alto de abstração. Adotamos a dialética como método de análise e exposição, partindo de textos relevantes e desdobrando-os. Anne McClintock (2003) nos traz relevantes percepções sobre as contradições de classe, raça e gênero. Granou (1972) e Federici (2016) avaliam particularidades dos modos de vida. Por fim, retomamos as perspectivas da comunicação como forma social, apresentada por César Bolaño (2000), para decifrar alguns aspectos das funções publicidade, propaganda e programa em diferentes contextos de subsunção do patriarcado no capital.


Palavras-chave


Comunicação como forma social; Subsunção do patriarcado no capital; Trabalho doméstico; Reprodução social; Força de trabalho.

Texto completo: PDF