ISSN: 2317-2665
O 8º Colóquio Mulheres e Sociedade, que tem como tema “Gênero e Políticas Públicas: Práticas de resistência em múltiplos territórios”, é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. O Colóquio reúne docentes, estudantes, pesquisadoras(es), profissionais e representantes de entidades e movimentos que lutam pela equidade de gênero, com opropósito de discutir temas pertinentes na atualidade, em uma abordagem transdisciplinar.
Criado em 8 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, oportunizando um espaço de reflexão e debate em torno das questões de gênero. O evento divide-se em painéis de debates e apresentação de artigos científicos de diferentes áreas.
Cronograma
Submissão de trabalhos: até 10 de abril
Divulgação da programação: 12 de abril
Apresentação dos trabalhos: 19 e 20 de abril
Inscrições
As inscrições são gratuitas para apresentadoras(es) de trabalho e ouvintes. O evento irá disponibilizar certificado de apresentação de trabalho (pelo site: https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/proex/siaex/public/Index/ec) e a publicação dos anais em formato digital no site do evento.
Ouvintes
As inscrições serão feitas previamente mediante envio da ficha de inscrição online. Os certificados com a carga horária correspondente serão elaborados com base no registro de frequência disponibilizado durante cada atividade da programação.
[FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA OUVINTES]
Submissões de trabalhos
As apresentações de trabalhos contemplam pesquisas transdisciplinares com foco em estudos de gênero. Os resumos expandidos serão agrupados de acordo com a pertinência temática, de modo a propiciar o debate, e distribuídos em sessões de apresentação emformato híbrido (presencial e remoto). Os trabalhos devem ter o mínimo de 4 e o máximo de 6 páginas, incluindo referências bibliográficas, em corpo Arial, tamanho 11, entre linha 1,5. Os resumos expandidos devem conter: título - até 120 caracteres; autoria/Instituição/e-mail; resumo - até 750 caracteres; e palavras-chave: até cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Os textos devem seguir as normas de formatação de citação direta, indireta e de referências segundo a ABNT/Manual de Normas da UEPG. Cada resumo expandido deve ter, no máximo, quatro autoras(es). Serão aceitos no máximo dois trabalhos por autor(a) ou coautor(a). As submissões devem ser encaminhadas de acordo com o template do evento. O prazo de inscrição de trabalhos encerra no dia 10 de abril. A submissão de trabalhos será feita diretamente pelo sistema online mediante cadastro no sistema.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Quarta-feira - 19/04
8h30: Abertura do evento
9h: Palestra “Descolonização de gênero e raça nas práticas jornalísticas da América do Sul: combate às múltiplas opressões”
Profa. Dra. María Florencia Cremona (Universidad de La Plata)
Professora titular da Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social de La Plata. Diretora do Laboratório de Comunicação e Gênero da mesma instituição. Escreve e ministra aulas em diferentes universidades nacionais e internacionais, além de participar de atividades de divulgação.
09h30: Painel – Políticas públicas, direitos reprodutivos e lutas das mulheres por direitos
- Luciane Leopoldo Belin –jornalista, mestre e doutoranda pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa comunicação política em redes digitais, feminismo e direitos reprodutivos. Atuou como jornalista de dados na revista AzMina e atualmente é analista de comunicação do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em São Paulo.
- Isabela Sens Fadel Gobbo - advogada, doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, secretária de organização estadual e vice-presidente municipal do PCdoB, conselheira municipal de Saúde e dos Direitos da Mulher representando a União Brasileira de Mulheres (UBM).
- Daniela Valenga - Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Escreve sobre os direitos das meninas e mulheres no Portal Catarinas. É responsável pelo monitoramento dos Direitos Reprodutivos na América Latina e Caribe, publicado pelo portal.
14h: Apresentação de trabalhos (evento científico)
Quinta-feira - 20/04
9h: Painel Territorialidades femininas e feministas: existências e resistências
- Mara Rovida – Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e jornalista. Atualmente faz estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
- Jovina Renhga: Escritora de literatura nativa e palestrante. Pertencente ao povo indígena Kaigang, é moradora da comunidade Kakane Porã e foi uma das responsáveis pela criação da Casa de Passagem de Curitiba. Atua como massoterapeuta em Curitiba.
- Liliane Cardoso – É mulher quilomba e presidenta da Associação das Comunidades Quilombolas Rurais de Castro e também presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Formada em Letras, com formação em Letras e duas pós-graduações na área de Educação Especial e Trabalho. Atua na rede municipal de educação em Castro. Cursa uma terceira especialização em História e Cultura Afro-brasileira. Na militância participa de grupos do movimento negro, destaque para o Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais.
- Aline Rios - doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Jornalismo (UEPG), diretora do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e mãe do Vicente e da Betina.
14h: Apresentação de trabalhos (evento científico)
Informações
Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo
E-mail: coloquiomulhersociedade@gmail.com