7º Colóquio Mulher e Sociedade

Universidade Estadual de Ponta Grossa

June 28, 2021 – June 30, 2021


O 7º Colóquio Mulher e Sociedade, que tem como tema “Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise”, é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e conta com o apoio da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

O Colóquio reúne docentes, estudantes, pesquisadores(as), profissionais e representantes de entidades e movimentos que lutam pela equidade de gênero, com o propósito de discutir temas pertinentes na atualidade, em uma abordagem transdisciplinar. Neste ano de 2021, o evento aborda os impactos sociais da pandemia da Covid-19 a partir de marcadores de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outros, refletindo sobre a garantia dos direitos humanos em um cenário de crise.

Criado em 8 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, oportunizando um espaço de reflexão e debate em torno das questões de gênero em uma perspectiva interseccional. O evento divide-se em painéis de debates, oficinas e apresentação de artigos científicos de diferentes áreas.

 

ISSN: 2317-2665

 

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira - 28/06

9h: Abertura do evento

9h15: Lançamento do livro "Vivências de mulheres no espaço e tempo da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais"

  • Georgiane Garabely Heil Vázquez
  • Joseli Silva
  • Karina Janz Woitowicz

9h30: Painel "Direitos humanos em tempos de pandemia: vida e luta das mulheres indígenas e quilombolas"

  • María Cruz Tornay (Universidad de Huelva, Espanha)
  • Sandriane Lourenço (Organização da Juventude Indígena Pankará)
  • Geórgio Ítalo Ferreira de Oliveira (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos/Nepam-UFAM)

 

14h: Apresentação de trabalhos (evento científico)

 

19h: Pré-Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais

Como entender a diversidade? Debate sobre equidade e inclusão

  • Giulian César Sá

 

Terça-feira - 29/06

9h: Projeto Arquivo Lésbico Brasileiro (Paula Évelyn Silveira Barbosa)

9h15: Painel “Desigualdades e resistências das mulheres na política”

  • Kátia Belisário (Universidade de Brasília)
  • Kelly Prudêncio (Universidade Federal do Paraná)

 

14h: Apresentação de trabalhos (evento científico)

 

19h: Pré-Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais

Cenários de Inclusão LGBTQIA+

  • Thaís Boamorte

Políticas Públicas de Saúde LGBTQIA+
  • Rodrigo Moretti

 

Quarta-feira - 30/06

9h: Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais (Guilherme Portela)

9h15: Painel “Vivências travestis” e lançamento de documentário

  • Debora Lee (Grupo Renascer)
  • Fernanda Riquelme (Grupo Renascer)
  • Enaira Schoemberger (PPG Jornalismo, Projeto Elos)
  • Matheus Rolim (Projeto Elos)

 

14h: Apresentação de trabalhos (evento científico)

 

19h: Políticas de Inclusão LGBTQIA+

  • Bruna Iara

A marginalidade na comunidade LGBTQIA+
  • Nilson de Paula Júnior

 

[ACESSE A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO CIENTÍFICO AQUI]

 

Sobre as convidadas e os convidados:

- Bruna Iara: Pesquisadora sobre Assemblage, Políticas Sociais e Garantias de Direitos de LGBT+ no Brasil. Integrante da Associação Flor de Lis LGBT e da organização da Parada Cultural LGBT+ dos Campos Gerais.

- Debora Lee: Ativista pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, formanda em Serviço Social, coordenadora do Grupo Renascer, entidade fundada em 2000 em Ponta Grossa que oferece apoio a travestis, transexuais e transgêneros e atua na promoção de direitos e em ações na área da saúde.

- Enaira Schoemberger: Jornalista, mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, integrante do projeto Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã.

- Fernanda Riquelme: Ativista pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, integrante do Grupo Renascer.

- Geórgio Ítalo Ferreira de Oliveira: Graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas, é especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Serra, no Espírito Santo. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam/CNPq). Pesquisa sobre conflitos na Amazônia, desenvolvendo estudos em áreas rurais, ribeirinhas, pessoas negras e populações quilombolas. Atualmente, é professor de História pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas.

- Giulian César Sá: Biólogo pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista em Ciências Ambientai pelas Faculdades Integradas de Patos; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

- Katia Belisário: Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Realizou estágio de pós-doutorado no departamento de Media, Communication and Sociolgy na University of Leicester, Reino Unido (2017/2018). É doutora em Jornalismo e Sociedade pela UnB; mestre pela California Polytechnic State University, nos Estados Unidos e bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). É líder do grupo de pesquisa "Gênero, Comunicação e Sociabilidade" do CNPq e participa do grupo Gender & Mídia do departamento de Media, Communication and Sociology da Universidade de Leicester, Reino Unido. Foi coordenadora de Extensão da FAC/ UnB e é membro, e representante no Brasil, da AMEDDIAS, organização de Comunicação e Ciência da Informação, ligada à UNESCO.

- Kelly Prudencio: Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estadia de pesquisa na Freie Univesität Berlin. Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, onde é professora e pesquisadora no Departamento de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) no biênio 2015-2017. Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e movimentos sociais, comunicação e participação política, lutas por reconhecimento, ativismo digital e estudos de enquadramento noticioso e interpretativo. Coordena o COMPA, grupo de pesquisa Comunicação e participação política (CNPq), integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

- María Cruz Tornay: Doutora em Comunicação e mestre em Gênero pela Universidad de Sevilla. Membro do Grupo de Pesquisa Ágora da Universidad de Huelga. Suas linhas de investigação enfocam a alfabetização midiática e a comunicação para o desenvolvimento e a mudança social, com ênfase na perspectiva de gênero.

- Matheus Rolim: Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, integrante do projeto Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã.

- Nilson de Paula Júnior: Jornalista, mestre em Ciências Sociais Aplicadas e coordenador de comunicação da Comissão de organização da Parada LGBTQIA+ Campos Gerais.

- Rodrigo Moretti: Livre Docente pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Sociólogo, pesquisador na área de Ciências Sociais em Saúde Coletiva, com enfoque em Diversidade Sexual e Gênero.

- Sandriane Lourenço: Pertence ao povo Pankará. Educadora social, professora na Aldeia Serrote dos Campos, no município de Itacuruba, Pernambuco. É liderança tribal entre seu povo e atua como coordenadora do grupo jovem OJIPA (Organização da Juventude Indígena Pankará),  é  membro da  COJIPE (Comissão da Juventude Indígena de Pernambuco). Guerreira da ancestralidade que vem também lutando contra a energia nuclear.

Thaís Boamorte: Advogada e especialista em Processo e Prática Penal. Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Ponta Grossa/PR. Coordenadora da área de Bissexuais do Aliança Nacional LGBTI+ e  coordenadora municipal do Aliança LGBTI+ no município de Ponta Grossa/PR.

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas para apresentadoras(es) de trabalho e ouvintes. O evento irá disponibilizar certificado de apresentação de trabalho (pelo site https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/proex/siaex/public/Index/ec) e a publicação dos anais em formato digital no site do evento.

Ouvintes: As inscrições serão feitas mediante preenchimento das fichas de frequência disponibilizadas durante cada atividade da programação. Os certificados com a carga horária correspondente serão elaborados com base no registro da participação nas atividades remotas.


Informações sobre a Conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2317-2665