Glossário

Voltar

Calda - mistura fluída de água e cimento.

Calor de hidratação - é calor gerado pelas reações químicas (exotérmicas) durante a cura do concreto, sendo dissipada pelas superfícies concretadas. Esse calor é dissipado no período de ganho de resistência entre 3 a 28 dias (de 50% a 90%).

Concreteira - empresa especializada em fornecimento de concreto usinado.

Concreto fresco - é o estado do concreto que permite manusear (transportar, lançar e adensar).

Desempenadeira - régua de madeira (ripa 1 "x2") usada para desempenar o concreto (regularizar a superfície em acordo com as mestras).

Gabaritos - são réguas ou quadros de madeira ou metálicos usados para guiar o nível dos rebaixos em uma laje.

Jerica, jirica, girica ou gerica - tipo de carrinho caçamba com um eixo e dois pneus apropriado para transporte de argamassa e concreto.

Junta fria - junta motivada pela paralisação da concretagem ou por etapa de concretagem.

Martelo de borracha - usado para bater nas fôrmas para verificar possíveis ninhos no concreto.

Mestras - são réguas metálicas, de madeira ou de concreto colocadas antes da concretagem para servir de guia para o nível desejado.

Ninhos de concretagem ou bicheiras - são vazios na concretagem ocorridos por falha na vibração ou por densidade excessiva de armadura.

Pasta - mistura mais consistente de cimento é água.

Pega - é a etapa de endurecimento do concreto, tendo o início de pega quando ocorrer um aumento notável e brusco da viscosidade e fim da pega quando ocorrer à formação de um bloco rígido.

Prumadas - são as tubulações verticais com passagem pelas vigas e lajes.

Traço - é a convenção adotada para expressar a quantidade (proporção) de cada componente do concreto, sempre tendo como elemento base da proporção o cimento.

Voltar