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NOVO
Senhores Pesquisadores:
Considerando a Resolução CEPE nº 065/2011 que define as modalidades de Pesquisa na UEPG, a Diretoria de Pesquisa informa que as pesquisas docentes envolvendo seres humanos deverão contemplar os seguintes procedimentos:

1. Ser preenchidas no modelo de formulário disponível na página da Propesp/Pesquisa/Formulários em: “Projeto de Pesquisa: Credenciamento”;

2. Anexar o Projeto de Pesquisa cadastrado na Plataforma Brasil

3. Protocolizar.

PROCEDIMENTOS

Cadastro de Projetos

Instruções e Procedimentos para cadastrar pesquisador e a Pesquisa junto à Plataforma Brasil
O CEP/UEPG informa que a partir do dia 02/01/2012 foi efetivado o nosso acesso à PLATAFORMA BRASIL. Portanto, foram necessárias algumas alterações para a tramitação do Projeto, conforme orientações descritas a seguir. Todo o acompanhamento da pesquisa poderá ser observado on line pelo pesquisador, por meio de seu cadastro pessoal.
* Lembramos que aluno de graduação não pode ser pesquisador responsável, portanto a pesquisa deve ser inicialmente cadastrada na Plataforma Brasil pelo orientador.

Cadastro do Pesquisador:

  • 1. O pesquisador deve se cadastrar no site www.saude.gov.br/plataformabrasil. Para realizar o cadastro é necessário:
    - Currículo Lattes.
    - Arquivo contendo documento oficial com foto escaneada (frente e verso);.Exemplo: identidade (RG), Carteira de Motorista;
    - Uma foto (JPG), (pode ser o mesmo documento oficial, mas no formato JPG);
    - Número do CPF e RG.


  • 2. Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil.
    Se desejar, será possível alterar a senha desde primeiro acesso à Plataforma (aba “Meus Dados”).


  • 3. Passos para cadastrar um projeto de pesquisa:


    • 3.1. Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha.
    • 3.2. Antes de iniciar o cadastro da Pesquisa, cadastre as Instituições que deverão fazer parte da sua pesquisa.
    • 3.3. Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “cadastrar nova submissão”.
      Atenção: O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a anterior estiver totalmente preenchida.
    • 3.4. Na primeira tela, o pesquisador deverá responder a pergunta inicial : se há o envolvimento de seres humanos na pesquisa (de forma direta ou indireta). Só se conseguirá avançar, caso a resposta a esta pergunta seja “sim”.
    • Outras informações solicitadas na primeira tela: equipe da pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil); assistentes de pesquisa (pessoas que podem continuar o preenchimento do formulário - precisam estar cadastradas na Plataforma Brasil); instituição proponente e nacionalidade do estudo.
      Atenção: Instituição Proponente = vínculo que o pesquisador possui dentro da UEPG: Exemplo: se o pesquisador responsável pertence ao Depto. de...(preencher os dados do Chefe do Depto e assinatura e carimbo funcional do mesmo); ou se o pesquisador responsável for aluno de pós-graduação, a Coordenação do Curso em... (preencher os dados do Coordenador do Curso com assinatura e carimbo funcional do mesmo).
      Instituição Co-Participante = serviço e ou Instituição onde deverão ser coletados os dados da pesquisa (preencher os dados do responsável com assinatura e carimbo funcional do mesmo).
    • 3.5. Na segunda tela, o pesquisador deverá informar se o estudo pertence a alguma área temática especial ( GRUPO 1) , a grande área do conhecimento, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.
    • Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma dessas áreas (que demandam apreciação da CONEP), ele será automaticamente enviado para a CONEP após a aprovação do CEP e não será permitido o início do estudo.
    • 3.6. Na terceira tela, serão solicitados dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e palavras-chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica serão solicitados adicionalmente os seguintes dados : se o estudo é experimental ou observacional, a que fase pertence, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo e período de washout.
    • 3.7. Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário (geral), objetivos secundários (específicos), metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam).Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário comportam até 4 mil caracteres. Assim, ao final da submissão, o pesquisador deve anexar ao sistema o arquivo contendo o projeto completo.

    • 3.8. Na quinta tela, o pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta é positiva será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não (em caso positivo será solicitado os nomes dos centros participantes), adição de instituição coparticipante (em caso de existir). O pesquisador deverá informar se solicita ou não dispensa do TCLE (em caso positivo, deverá incluir justificativa). Nesta tela deverá ser informado ainda o cronograma de execução, o orçamento e a bibliografia do estudo (que devem ser inseridos item por item) além de outras informações que julgar relevante. Neste ponto, o pesquisador deve clicar em “imprimir folha de rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada, carimbada, escaneada e anexada na PLATAFORMA BRASIL. Isso significa que a submissão de protocolos de pesquisa não poderá ser feita em um momento único. O pesquisador deve anexar também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o instrumento de coleta de dados. O TCLE precisa obrigatoriamente ser anexado em um arquivo separado, mas o instrumento de coleta de dados poderá ser anexado juntamente com o arquivo do projeto. Os documentos “Termo de Sigilo e Confidencialidade”, “Declaração de Responsabilidade para uso de Banco de Material Biológico Humano”, “Declaração assinada pelo Pesquisador Responsável comprometendo-se a observar a Res. 196/96”, "Declaração de Instituição Co-participante", “.Declaração de responsabilidades do patrocinador, Declaração de Infraestrutura ou qualquer outro documento apresentado pelo pesquisador, também devem ser assinados, escaneados e anexados (com devida identificação) ao sistema. Para fazer o “upload” dos arquivo é necessário especificar o tipo de arquivo, selecionar o arquivo e clicar em adicionar.

    • 3.9. Na sexta tela, o pesquisador informará sobre a necessidade de manter sigilo do projeto de pesquisa e qual o prazo para manutenção desse sigilo. Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o compromisso geral e o compromisso de financiamento e orçamentação. Se não aceitar estes compromissos, o projeto não poderá ser enviado. Após o envio, o projeto poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP. Se for rejeitado, o pesquisador receberá um e-mail notificando que deve acessar a página da Plataforma Brasil e o sistema informará o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.). Se for aceito, a notificação informará que o projeto foi encaminhado para relatoria e inicia-se a contagem de tempo de 30 dias.


  • 4. A notificação de pendências e o parecer do CEP serão obtidos através da Plataforma Brasil.. Os pesquisadores devem ter cuidado ao responder as pendências e procurar o CEP antes de enviá-las via sistema se tiver dúvidas.


  • 5. Projetos de outras instituições sem CEPs cadastrados no sistema: - Quando o pesquisador clicar em “Enviar o projeto ao CEP”, os projetos serão enviados diretamente à CONEP e é a CONEP quem decidirá qual CEP apreciará o projeto e ela mesma o enviará ao CEP escolhido.


  • 6. Veja também: Orientações para submissão de Emenda na Plataforma Brasil. - Quando o pesquisador protocolar a emenda deverá inserir arquivo nominadoCarta de Justificativa de Emenda ao Projeto em questão.
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