Logo UEPG/PROPESPE

C-LABMU - PROJETOS DE INFRAESTRUTURA/EQUIPAMENTO

Todos os equipamentos que estão sendo ou foram adquiridos nos editais CT-INFRA são instalados no Complexo de laboratórios Multiusuários da UEPG. Neste Complexo, os equipamentos são operados por técnicos de nível superior através de agendamento prévio. O C-LABMU é supervisionado por uma comissão formada por representantes dos programas de Pós-Graduação da Instituição sob a presidência do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. O gerenciamento do C-LABMU é realizado por um coordenador que é professor pesquisador da Instituição. Mini-cursos de divulgação das técnicas disponíveis hoje no Complexo de Laboratórios Multiusuários são realizados periodicamente, inclusive com docentes e alunos de outras instituições de ensino superior da região dos Campos Gerais. Atualmente está sendo desenvolvido um sistema via web de agendamento de uso dos equipamentos.

Os principais projetos institucionais em execução ou executados no Complexo de Laboratórios Multiusuários são:

  1. CHAMADA PÚBLICA CT-INFRA - PROINFRA 02/2013
    Aquisição de duas máquinas de ensaio de impacto instrumentado, uma para metais e outra para polímeros, um equipamento de ressonância paramagnética eletrônica (EPR), um laser scanner, uma estação de trabalho eletroquímica (potênciostato/galvanostato/multicanal), um espectropolarímetro de dicroísmo circular, um equipamento de cromatografia líquida da alta eficiência (HPLC), um nanoindentador instrumentado e um reômetro oscilatório.


  2. CHAMADA PÚBLICA CT-INFRA - PROINFRA 01/2013
    Aquisição de um espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) e um microscópio a laser confocal.


  3. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP CT-INFRA 01/2011
    Construção do Centro Multiusuário de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio (CTAGRO) e do Centro de Pesquisa Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (CPTCHS).


  4. CHAMADA PÚBLICA CT-INFRA - PROINFRA 02/2010
    Aquisição de uma máquina servo-hidráulica, um microscópio eletrônico de varredura com sistema de recobrimento de filme condutor e um espectrômetro de emissão óptica por plasma de detecção simultânea (ICP-OS).
    Construção do Complexo de Laboratórios Multi-Usuários.


  5. CHAMADA PÚBLICA CT-INFRA - PROINFRA 02/2010
    Aquisição de um analisador de área superficial total (BET).


  6. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-CTINFRA – PROINFRA 01/2009
    Aquisição de um microscópio eletrônico de varredura com emissão por efeito de campo e de um microscópio confocal Raman com excitação no infravermelho.
    Construção do Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CETEP).


  7. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-INFRA – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS - 03/2009
    Aquisição de um espectrofotômetro na região do infravermelho próximo (NIR), um forno digestor por microondas, um sistema completo para análise de viscosidade cinemática, um equipamento para medida de potencial zeta e medida de tamanho de partículas na faixa de 1nm a 6 µm e um espectrômetro de fluorescência de raios X por dispersão de comprimento de onda.


  8. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-CTINFRA – PROINFRA 01/2008
    Aquisição de um equipamento de ressonância magnêtica nuclear (RMN) e um sistema cromatógrafo a gás com espectrômetro de massa (CGMS).


  9. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-CTINFRA – PROINFRA 01/2007
    Aquisição de um espectrômetro Raman e um sistema de análise térmica (DSC).


  10. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP CT-INFRA PROINFRA 01/2006
    Aquisição de uma centrífuga refrigerada de alta velocidade, de um ultrafreezer, de um sistema completo de liquefação de nitrogênio e de um liofilizador.


  11. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP CT-INFRA PROINFRA 01/2005
    Aquisição de um microscópio de força atômica (AFM), de um espectrofotômetro UV-visível e de um difratômetro de raios-X.


  12. CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP CT-INFRA PROINFRA 01/2004
  13. Aquisição de um espectrofotômetros de absorção atômica com modos chama e de forno de grafite.

LINKS ÚTEIS

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 / 3220-3150 - Ponta Grossa - Paraná