Logo UEPG/PROPESPE

Equipamentos Instalados

   O C-LABMU conta hoje com área de aproximadamente 300 m². Atualmente 5 técnicos de alto nível dão suporte institucional em termos de manutenção e de recursos humanos para operar os equipamentos instalados no C-LABMU, sendo 2 técnicos de nível médio servidores públicos da UEPG e 02 doutores e 01 mestre bolsistas da Fundação Araucária. Todos os equipamentos estão sendo ou foram adquiridos em editais de fomento de agências federais ou estaduais. No C-LABMU, os equipamentos são operados por técnicos através de agendamento prévio. Os seguintes equipamentos de médio e grande porte encontram-se instalados e disponíveis para utilização:


    Destinado para quantificar elementos químicos por espectrofotometria de absorção atômica com atomização em chama química de mistura ar+acetileno ou ar+acetileno+óxido nitroso. Determina concentrações em mgL-1. Integram o equipamento os sistemas amostrador e diluidor automatizados. O equipamento possui o sistema de geração de hidretos utilizado para quantificar Hg, Se e As como acessório.


    Modelo: AA240FS / Varian
Ocultar

    Destinado para quantificar elementos químicos por espectrofotometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica (Zeeman - que utiliza um campo magnético para reduzir o desdobramento das linhas das componentes polarizadas pelo analito atomizado). Determina concentrações em gL-1. Integra o equipamento o sistema amostrador automatizado e uma câmera de vídeo on-line para auxiliar o alinhamento e posicionamento das amostras durante as análises.


    Modelo: AA240Z / Varian
Ocultar

    Microscópio que permite observações de alta ampliação via varredura dasuperfície da amostra com uma ponta microscópica. O SPM-9600 possui grande capacidade de medição, com a vantagem do processamento digital via circuitos de controle. Isso, em outras palavras, significa que o seu sistema de processamento de sinal, VBDF (Variable Bandwidth Digital Filter, ou, Filtro Digital de Largura de Banda Variável), produz imagens limpas e dealta qualidade. Apresenta as seguintes configurações de análises: modo Contato; modo Dinâmico, e de Fase; Modulação de Força; modo Força Magnética (MFM); modo Potencial de Superfície e Corrente (KFM). Devido a sua versatilidade, este equipamento pode ser empregado na análise de pós e superfícies de solos e tecidos vegetais, em varreduras de até 120 µm, determinando as microestruturas apresentadas por estes materiais.


    Modelo: SPM 9600 / Shimadzu
Ocultar

    Equipamento destinado a caracterização de estruturas cristalinas que constituem os mais variados tipos de materiais sólidos, desde nanopartículas até aglomerados na forma de lâminas, pastilhas, pós e filmes. Apresenta como diferenciais o Beam Ótico paralelo de focalização seletiva, sistemas de alinhamentos automatizados e facilidade de acoplamento e configuração de acessórios. Com estas características o ULTIMA IV pode ser aplicado na identificação de traços de fases cristalinas constituintes da amostra em análise. Os acessórios instalados permitem a medida de tensões residuais, filmes finos e difração de raios X em altas temperaturas.


    Modelo: Ultima IV / Rigaku
Ocultar

    Equipamento destinado a caracterização espectroscópica dos mais variados tipos de materiais por meio da técnica dispersiva de fótons (modo Stokes), efeito RAMAN gerado a partir da incidência de um laser de comprimento de onda de 550 nm com parâmetros controlados sobre a superfície da amostra. Contando com o sistema confocal e com três grades internas de difração, permite análises em faixas de baixa e alta resolução desde 45 até 3700 cm-1com luz verde, gerando espectros convencionais, de mapeamento e de profundidade. Apresenta ainda um conjunto de microscopia ótica de alta resolução e ampliação e um stagemicroprocessado de precisão micrométrica para posicionamento e localização da região a ser analisada na amostra.


    Modelo: SENTERRA / Bruker
Ocultar

    Equipamento destinado a caracterização espectroscópica de absorção, transmissão ou reflexão de energia por meio da incidência de uma fonte infravermelha do espectro eletromagnético incidente sobre determinada amostra. De acordo com as frequências únicas de vibrações em suas ligações atômicas, torna-se possível a caracterização dos mais variados tipos de materiais pela técnica de infra-vermelho. O IR Prestige 21 possui alinhamento automático de seu sistema ótico com a fonte de geração do IR, tornando-o versátil e de fácil operação, e ainda, contando com o seu sistema de transformada de Fourier apresenta alta resolução, resposta rápida de análise e pode ser aplicado em comprimentos de onda de trabalho desde 350 até 4500 cm-1.


    Modelo: IRPrestige-21 com acessório de refletância difusa, DRS-8000/ Shimadzu
Ocultar


    Modelo: NIRS DA1650 / FOSS
Ocultar

    Equipamento destinado a caracterização espectroscópica de absorção, transmissão ou reflexão de energia por meio da incidência de uma fonte ultravioleta do espectro eletromagnético incidente sobre determinada amostra. Este equipamento também utiliza comprimentos de onda de trabalho na faixa da luz ultra-violeta, visível e próximas do infra-vermelho (NIR) permitindo sua aplicação em varreduras de amostras sólidas e líquidas, no acompanhamento e controle de cinética de reações químicas além de caracterização de cores, utilizando os mais variados sistemas de coordenadas como Cie Lab, Cie Luv, whiteness, yelowness, etc. Este equipamento conta ainda com o sistema Peltier de aquecimento de amostras líquidas, e com o sistema Barreline+fibra ótica para caracterização de amostras opacas.


    Modelo: Cary 50 / Varian
    com acessórios: sondas de fibra óticas que estão disponíveis para medidas de Abs, % T, % R, Peltier precisão no controle de temperatura, 95ºC
    Holder, compatível com uma gama de amostra solidas
Ocultar

    Sistema criostático de alta pressão para produção de Nitrogênio Líquido a partir do ar ambiente. O ar atmosférico é constituído em mais de 80% pelo gás nitrogênio, podendo ser processado para a produção de nitrogênio líquido, que apresenta como principal característica física sua baixa temperatura de constituição, em torno de -180°C. O sistema StirlingEconomy têm a capacidade de comprimir o ar atmosférico sob baixas temperaturas e altas pressões produzindo nitrogênio líquido que pode ser utilizado nas mais variadas aplicações, como, armazenamento de amostras biológicas e outros materiais, resfriamento rápido de amostras a serem analisadas, controle de atmosferas de analises, etc. Possui uma produção aproximada de 5 L/h .


    Modelo: StirLiN-1 Economy / Stirlin
Ocultar

    O equipamento mede a diferença de temperatura entre a amostra e um padrão e a perda de massa em função do tempo e da temperatura. Mudanças físicas e químicas tais como fusão e cristalização podem ser medidas. Perdas de massa do material em função da temperatura fornecem informações sobre a estabilidade térmica e composicional do material, sendo útil para a caracterização de polímeros, materiais orgânicos e inorgânicos, metais e podem ser correlacionadas com a volatilização, decomposição e oxidação de componentes.


    Modelo: SDT 2960 / TA Instruments
Ocultar

    O equipamento oferece análise simultânea de TGA/DTA num intervalo da temperaturaambiente até1600°C. Devido a esta ampla faixa de trabalho, possui grande variedadede análises simultâneas deDSC/DTA, TGA e TGA-DSC/DTA. Vários camposde aplicaçãosão possíveis, incluindopolímeros termoplásticos e termorígidos, materiais compósitos, produtos farmacêuticos, substâncias inorgânicas e determinação de parâmetros termodinâmicos, além de uma precisão de 2% das variáveis determinadas.


    Modelo: LABSYS EVO DTA/DSC / Setaram Instrumentation
Ocultar

    Equipado com um forno de grafite robusto e de alto desempenho possui controle fácil e preciso de sua temperatura. Seu sistema de arrefecimento eficiente permite a realização de programas de aquecimento e resfriamento simultâneos e com grande precisão durante uma análise. Também possui um sistema de vácuo primário e secundário e sua alta performance do painel de controle de gás assegura um controle preciso da atmosfera e das misturas de gases. Suas aplicações incluem estudos de oxidação/corrosão de metais e ligas, de reação entre um material e um gás de estabilidade, isotérmica de materiais sob atmosferas especiais, transições de fase, determinação de variações de tamanho de sólidos ou em pó, caracterização de materiais sob tensões variadas, estudo de filmes e fibras, sinterização de cerâmica, estudo do comportamento térmico de ligas e medidas de coeficiente de expansão térmica.


    Modelo: SETSYS Evolution / Setaram Instrumentation
Ocultar

    O Zetasizer Nano ZS90 incorpora em um único equipamento três técnicas de análises. O espalhamento dinâmico de luz com um ângulo de 90 graus do qual é usado para medir tamanhos de partículas. Esta técnica mede a difusão das partículas movendo-se sob movimento Browniano, e converte os tamanhos e a distribuição de tamanhos utilizando a relação de Stokes-Einstein. A Micro- Eletroforese de Laser Doppler é a técnica utilizada para medir o potencial zeta. Um campo elétrico é aplicado a uma solução de moléculas ou a uma dispersão de partículas, as quais irão se mover a uma velocidade relacionada com o seu potencial zeta. Esta velocidade é medida utilizando uma técnica de interferômetro a laser patenteado chamado M3 PALS (PhaseAnalysis Light Scattering). Esta velocidade possibilita o cálculo da mobilidade electroforética, e desta forma, o potencial zeta das amostras, de forma precisa para uma grande variedade de tipos de amostras e meios de dispersão, incluindo altas concentrações salinas e dispersantes não aquosos.


    Modelo: Nano Zs90 / Malvern
Ocultar

    Equipamento destinado para um congelamento mais efetivo (congelamento completo da amostra) do que um freezer convencional, utilizando temperaturas de até -80ºC, garantindo que os materiais armazenados mantenham estáveis suas propriedades físico-químicas por um longo período. Também garante que os produtos a serem liofilizados permaneçam congelados por mais tempo, com consequente aumento da eficiência do processo.


    Modelo: Nu9668GC / Nuaire
Ocultar

    Centrífuga refrigerada de alta velocidade. Possui travamento automático dos rotores através de força centrípeta. Apresenta grande versatilidade trabalhando com rotores para amostras de 5mL até 500mL, podendo atingir até 22000rpm. Possui ainda sensor de balanceamento das amostras, controle de tempo de centrifugação e resfriamento até -20°C, otimizando os processos de centrifugação.


    Modelo: Himac CR21GII / Hitachi
Ocultar

    A liofilização é o mais nobre processo de conservação das propriedades físico-químicas de vários produtos, pois envolve os dois métodos existentes mais confiáveis: congelamento e desidratação. Para ser liofilizado, o produto deve ser congelado e uma baixa temperatura, geralmente abaixo de -20ºC, para depois ser submetido a uma pressão negativa (vácuo), fazendo com que a água dos produtos seja retirada por sublimação, ou seja, passe diretamente do estado sólido (gelo) para o estado gasoso. O resultado final é um produto com estrutura porosa e livre de umidade, capaz de ser reconstituída pela simples adição de água. Suas características originais são preservadas (tamanho, textura, sabor, aroma, vitaminas, sais minerais, proteínas, etc.) e quando conservados adequadamente, mesmo em temperatura ambiente, resiste, intactos por muitos anos. O liofilizador LD1500A é constituído basicamente por um condensador que trabalha a temperaturas inferiores –50°C e uma bomba de vácuo de 7CFM, apresentando ainda sistema de câmara e árvore, independentes, para facilitar o acondicionamento das amostras durante seu processamento.


    Modelo: LD 1500 / Terroni
Ocultar

    Conjunto usado na confecção de blocos de gelo seco (CO2 sólido) que são utilizados para manter o sistema liofilizador refrigerado por períodos mais longos no decorrer de uma liofilização, evitando descongelamento prematuro das amostras antes do término do processo.


    Modelo: Thermosafe
Ocultar

    Forno mufla indicado para processos laboratoriais de pesquisa, controle da qualidade, testes gravimétricos, pré-sinterização e outros procedimentos utilizados no desenvolvimento de novos produtos.


    Modelo: 2310 1000oC / Jung
Ocultar

    Blocos com controlador de temperatura digital microprocessado com sistema PID e certificado de calibração RBC, utilizados para digerir os mais diversos tipos de amostras, tais como plantas, alimentos, bebidas, entre outros; para posterior análise de nitrogênio/proteína, macro e micronutrientes, etc. Confeccionado em alumínio fundido, revestido em aço inoxidável 304. Apresenta resistências blindadas com potência de 2200W permitindo temperaturas de trabalho de +27 a 450ºC.


    Modelo: TE007D / Tecnal
Ocultar

    Balança analítica com capacidade máxima de carga de 220g, com leitura mínima de 0,1mg. Aplicada para pesagens precisas de reagentes e outros produtos em geral para preparação de amostras em geral, utilizados nas diversas análises físico-químicas.


    Modelo: XP 26 / Mettler Toledo
Ocultar

    O sistema Master System é próprio para obtenção de água Tipo I, garantida por um processo de monitoramento contínuo. Ideal para obtenção de Água ULTRAPURA e água Tipo III, a partir da água com padrão de pureza equivalente às redes públicas de distribuição. Próprio para as aplicações mais críticas em Laboratórios como: cromatografia líquida HPLC, ICP/MS, espectrometria de absorção atômica, espectrometria de emissão de chama, etc. As etapas de purificação incluem: filtro de partículas, bomba de entrada, filtro de carvão ativado, osmose reversa, ponto de serviço de água Tipo III, reservatório interno de 12 litros, bomba de recirculação, luz UV de dupla ação: germicida e oxidação do carbono orgânico, deionizador e filtro microbiológico em cápsula de saída com membrana em fibra oca com retenção de 0,01 µm.


    Modelo: Osmose Reversa OS10 LZ / Geaka
Ocultar

    A espectroscopia de ressonância magnética nuclear pode ser usada no estudo de estruturas de moléculas, em suas interações, na cinética ou dinâmica molecular e na composição nuclear magnética. Aplica-se no estudo da composição de misturas biológicas ou sintéticas em solução ou em situ. Possibilita o estudo de moléculas pequenas, metabolizadas para tamanhos médios de produtos peptídicos ou naturais até proteínas de médio e alto peso molecular. O projeto do ímã supercondutor Ascend possui tecnologia avançada, permitindo que o uso de bobinas magnéticas menores resulte em uma redução significativa no tamanho físico de campos magnéticos dispersos. Os ímãs Ascend são, portanto, mais faceis e seguros de serem operados com performance máxima. A tecnologia de junção única permite excelente estabilidade do campo, e a supressão de perturbação externa com uma eficiência de 99% contra fontes magnéticas externas e de distúrbios de campo mínimo, exigindo áreas de isolamento ao redor e sobre o magneto menores do que em equipamentos de versões anteriores e compatíveis com o ASCEND 400MHz. Ele utiliza tecnologia de automação e software superiores, para sistemas RMN integrados de alta performance utilizadas em biologia estrutural, moléculas pequenas e aplicações de materiais de pesquisa em geral, tornando os sistemas de controle amigáveis e de fácil familizarização pelo operador. O sistema instalado permite a análise de amostras líquidas com trocador automático e amostras sólidas.


    Modelo: Ascend 400 MHZ /Bruker
Ocultar

    Esta nova geração de microscópios eletrônicos de varredura por emissão de campo (FE) fornecem aos usuários as vantagens das últimas tecnologias, tais como nova e moderna eletrônica de alta performance para rápidos processamentos de aquisições de imagens, sistema de varredura ultra-rápido com compensações estáticas e dinâmicas de aberrações de imagens ou internas. O microscópio vem com sistemas de EBSD e de micro-análise EDS.


    Modelo: Mira 3 / Tescan
Ocultar

    A série VEGA foi projetada em função de uma ampla linha de aplicações de MEVs e necessidades atuais de pesquisadores e controles de indústrias. Esta nova geração fornece aos usuários as últimas tecnologias tais como a nova e moderna eletrônica de alta performance para rápidos processamentos de aquisições de imagens, sistema de varredura ultra-rápido com compensações estáticas e dinâmicas de aberrações de imagens. Esta versão vem com uma grande câmara com operação ampliada de manipulação motorizada em alto vácuo e é indicada para uma grande variedade de aplicações, onde materiais condutivos são analisados.


    Modelo: Vega 3 / Tescan
Ocultar

    O equipamento é capaz de realizar ensaios de desgaste e de medida de coeficiente de atrito em temperaturas de até 800oC. Este é um tribômetro do tipo pino sobre disco em que podem ser variados a carga aplicada, a velocidade e o material da esfera. Possui boa estabilidade térmica em altas temperaturas, procedimento de calibração fácil e automático, teste de desgaste em baixas velocidades, levantamento automático do braço e sistema compacto.


    Modelo: CSEM / CSM Instruments
Ocultar

    O Lovis 2000 M/ME é um viscosímetro de queda de esfera que mede o tempo de escoamento de uma esfera através de líquidos transparentes e opacos conforme o princípio de queda de esfera Höppler. A medição requer apenas 100 µL de volume de amostra. Os resultados são indicados como viscosidade dinâmica intrínseca, cinemática ou dinâmica. O viscosímetro é econômico, opera a partir de 100 µL de amostra, com termostato Peltier, mede viscosidades dinâmica e cinemática em um ciclo com a possibilidade de uma combinação eficiente com medidores de densidade, medidores da velocidade do som e trocadores de amostras. O sistema é fechado - sem contato da amostra com o ar e com ângulo de medição variável para cálculo da viscosidade de cisalhamento zero. É para amostras até 10.000 mPa.s entre 5 e 100°C.


    Modelo:
       Densímetro: DMA 4500M
       Viscosímetro: Lovis 2000 ME / Anton Paar
Ocultar

    A máquina servo hidráulica MTS para ensaios de fadiga e tenacidade à fratura possui a máxima capacidade de carga de 250 kN, com duas células de carga adicional de 25kN e 5kN. Possui dois extensômetros para ensaio monotônico e dois extensômetros para ensaio de fadiga, dois conjuntos de garras planas e dois conjuntos de garras cilíndricas.


    Modelo: Landmark 370.25 / MTS
Ocultar

    O CGMS Perkin possui uma alta eficiência, permitindo a definição e a quantificação claras de picos cromatográficos estreitos, oferecendo dados extremamente precisos, independentemente da quantidade de amostras que estejam sendo executados, do quão rigorosas sejam suas matrizes, do limite de detecção ou dos requisitos de velocidade. Pode ser utilizado para a realização de análises de elementos voláteis e semi-voláteis no solo e na água, aromas e fragrâncias voláteis por agrotóxicos em frutas e plantas, e aceleradores e retardantes de chama por dessorção térmica.


    Modelo:
       Cromatógrafo a Gás: Clarus SQ8C
       Analisador de massa: Clarus SQ8C / Perkin Elmer
Ocultar

    Microscópio esteroscópico com sistema de iluminação e câmera CCD.


    Modelo: SZ61 / Olympus
Ocultar

    Equipamento destinado a medidas para caracterização textural de sólidos, por quimissorção ou adsorção física de gases. Através dessas técnicas é possível a determinação de área de superfície por isortermas Brunauer, Emmett e Taller (BET) e Lagmuir, de volume de poros e distribuição do tamanho de poros e volume de poros. A técnica pode ser aplicada para catalizadores, zeolitas, polímeros, dentre outros.


    Modelo: Quantachrome Instruments – Novatouch TM
Ocultar

    O equipamento oferece uma determinação quantitativa rápida de elementos atômicos grandes e pequenos, desde o berílio (Be) ao urânio (U), em uma ampla variedade de tipos de amostra. Esta técnica pode ser aplicada a diversos tipos de materiais como: minerais, óxidos, metais, rochas, solos, entre outros.


    Modelo: Rigaku ZSX Primus II
Ocultar

    O equipamento determina simultaneamente a quantidade dos elementos Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio em macro amostras (200mg) de materiais orgânicos. C e H são determinados por absorção de Infravermelho e o N por Condutividade Térmica.


    Modelo: CHN 628-Leco
Ocultar

    O método de análise utilizado pelo analisador é o método direto, que consiste na quantificação do carbono orgânico não purgável/volátil (NPOC), relacionando-o com a concentração de TOC, através de três etapas: acidificação com sparging (que serve para remover o carbono inorgânico da amostra), combustão catalítica a 680°C (que transforma o NPOC em CO2, possibilitando sua quantificação pelo detector) e por fim, a detecção da quantidade de NPOC presente e Carbono Inorgânico (IC).


    Modelo: TOC-L Shimadzu
Ocultar

    O equipamento determina a dureza e o módulo elástico em função da profundidade em diversos materiais e filmes finos. A carga máxima é de 2N e possui acessórios de medida de rigidez quase contínua e forno até 400oC.


    Modelo: UNAT-ASMEC/Zwick/Roell
Ocultar

    Sistema de digestão por micro-ondas com rápido aquecimento e distribuição homogênea de temperatura.


    Modelo: Start D / Milestone
Ocultar

    Máquina de corte de precisão de metais e materiais cerâmicos.


    Modelo: Isomet / Buehler
Ocultar
LINKS ÚTEIS

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 / 3220-3150 - Ponta Grossa - Paraná