A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, na quinta-feira (13), reunião com os coordenadores de curso e de estágio. De acordo com a chefe da Divisão de Ensino, Fabiana Postiglione Mansani, o encontro teve o objetivo de apresentar a nova página da Prograd; lembrar aos coordenadores dos procedimentos operacionais do estágio obrigatório e não obrigatório; e também informar sobre as condições atuais dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação presenciais da UEPG.
A pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, aproveitou a oportunidade para reforçar alguns procedimentos que acabam envolvendo a coordenação de curso e estágio. “Temos procurado uma comunicação efetiva com os coordenadores para que possam atender melhor às necessidades dos acadêmicos”. Sobre a página da Prograd, Graciete Góes comentou que o novo ‘layout’ concentra as informações direcionadas a acadêmicos, professores, coordenadores e comunidades, com acesso mais rápido. Também agradeceu a participação e o apoio dos coordenadores na ‘Acolhida ao Calouro’, colocando a Prograd à disposição para aperfeiçoar os procedimentos que envolvem o ensino de graduação da UEPG.
A Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante (CAOE), através da chefe da seção, Gislaine Baniski, reforçou aos coordenadores informações sobre os diversos assuntos, tais como matrículas de calouros, atestados, horários, sistemas de avaliação, necessidades educativas especiais, assistência social, agendamento odontológicos e ambulatório. Também participou do encontro, o chefe da Seção de Matrícula, Vladimir Correa da Luz, que explicou sobre abono de faltas, identidade estudantil dos calouros, encerramento dos ajustes de matrícula e inclusão de disciplinas à distância no ensino presencial.
A chefe da Divisão de Ensino ainda aproveitou para convidar os coordenadores para o ‘1º Encontro com o Estágio’ com o tema ‘Mostra de ações de Estágio de Sucesso’, no próximo dia 2 de abril. Também falou do evento direcionado aos calouros intitulado ‘Família UEPG’ que se realiza nesta quinta-feira (20/3). Fabiana Mansani também alertou os coordenadores sobre a apresentação de propostas para novo currículo dos cursos que já existem, para que sejam protocolados em 2014 para 2015. “São 23 cursos que podem alterar seus currículos para 2015″, explica.
Sobre as renovações de reconhecimento dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, Fabiana Mansani, explica que, de acordo com a deliberação nº 01/2010, do Conselho Estadual de Educação (CEE), devem ser encaminhadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti) a cada 5 anos”. Ela lembra que, em 2015, inicia-se o novo ciclo de encaminhamentos da documentação dos cursos para renovação de reconhecimento.