Veja o site em:

E-mail: ppgg@uepg.br

A Professora Rosemeri vai ministrar curso no México

02/09/2014 01:09

Rosemeri Segecin Moro, professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (área de concentração Gestão do Território e análise socio-ambiental) da UEPG, recebeu bolsa para participar do Programa Especial de Conferências de Alto Nível outorgada pela Dirección General de Cooperación Técnica y Científica (DGCTC/México). A professora vai ministrar a oficina “Significado de los índices de la conectividade ecológica: fundamentos metodológicos y ejemplos de aplicación”, que se desenvolverá na Universidad Autónoma de Ciudade Juárez (UACJ), de 1º a 11 de setembro de 2014.

O curso aborda a conectividade ecológica (também chamada de conectividade da paisagem) que se pode definir como a facilidade que o território apresenta para o movimento das espécies (indivíduos e genes) e outros fluxos ecológicos entre as diferentes zonas ambientais (habitat), como explica Segecin. “A conectividade é considerada chave para fomentar a persistência e variedade genética das populações de flora e fauna, contribuindo para reduzir os efeitos negativos da fragmentação dos habitats - e para permitir a adaptação das espécies diante dos deslocamentos de suas áreas apropriadas de distribuição em razão de mudanças climáticas, do uso do solo e outros fatores”.

Ferramentas e Oportunidade

A oficina vai tratar dos conceitos fundamentais e das possibilidades de aplicação de metodologias, índices e ferramentas atuais da informática e do uso livre relacionadas com a análise da conectividade ecológica que têm ampla difusão e aceitação em nível internacional. O curso, segundo Rosemeri Segecin, vai ter atenção especial nas ferramentas Fragstats (http://fragstats.software.informer.com/download/) e guidos (http://forest.jrc.ec.europa.eu/download/software/guidos/), destacando suas possibilidades de aplicação a partir do uso de exemplos práticos.

Trata-se de ferramentas orientadas para dar suporte à tomada de decisões em gestão e conservação frente à identificação de zonas críticas para se manter o fomento da conectividade ecológica, e a avaliação dos impactos das mudanças na paisagem sobre a conectividade. Com ampla experiência nas metodologias para a análise da conectividade ecológica e sua aplicação em diversos problemas de gestão e conservação, Rosemeri Moro ministra o curso, juntamente com os professores doutores María Elena Torres Olave (Licenciatura en Geoinformática), Luis Carlos Bravo Peña (Licenciatura en Geoinformática) e Luis Carlos Alatorre Cejudo (Coordenador da Licenciatura en Geoinformática) da UACJ.

A professora Rosemeri destaca o significado de participar do programa e explica que a oportunidade surgiu quando da sua participação, juntamente com a professora Silvia Meri Carvalho, do programa de pós-graduação em Geografia, no Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação da América Latina, O encontro motivou uma carta de intenções assinadas por coordenadores de pós-graduação de quatro universidades mexicanas e a UEPG. “Um dos principais objetivos da cooperação entre os programas é o intercâmbio em projetos de pesquisa e a mobilidade docente e discente, diz a professora. Observa que, naquela ocasião, concorreram no edital da AMEXCID (Agencia Governamental Mexicana para Cooperação e Desenvolvimento) para estadas de curta duração em instituições do México.

Curso e Convênios

Quanto ao curso que vai ministrar, explica que envolve saídas de campo, aulas expositivas sobre o conceito de paisagem, análise de imagens geradas em softwares de investigaação espacial e apresentação dos resultados em seminários. O trabalho faz parte das atividades do convênio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e a UACJ. O convênio já permitiu a ida vários professores do PPGG ao Mexico, e a recepção de professores e alunos da UACJ em nossa instituição. Rosemeri ressalta que as universidades de Monterrey, Guadalajara, Nueva Léon e Baja California também se encontram receptivas ao intercâmbio com a UEPG, notadamente na área de Geografia e Planejamento Ambiental e Urbano.

Rosemeri assinala que, no México devido ao tempo curto, vai estar apenas na UACJ. Mas adianta que, de 05 a 08 de setembro, vai estar na University of North Texas (UNT), em Dallas (EUA), para tratar de assuntos específicos do convênio da UEPG com aquela universidade norte-americana. Destaca que já existe um convenio guarda-chuva, mas que, agora, o que se quer é estreitar relações com o Departamento de Geografia do Campus de Denton. “Há muita identidade entre nossas linhas de pesquisa e a UNT e nossa intenção é estabelecer um programa de intercâmbio com a pós-graduação como existe com a UACJ”.

por Marilia Woiciechowski