Disciplina: Estágio de Docência do Doutorando II (EDD-II)

Carga Horária: 45

Ementa: 

Formação do professor do ensino superior. A ação docente. Participação de alunos de pós-graduação em atividades de ensino de graduação com a supervisão do professor responsável pela disciplina.


OBJETIVOS

Objetivo Geral
• Desenvolver experiência docente em ensino superior;

Objetivos Específicos
• Analisar a ação docente refletindo sobre a educação superior no contexto atual;
• Oferecer subsídios teórico-metodológicos a temas vinculados ao planejamento, a docência,a organização e avaliação do trabalho pedagógico no ensino superior.
• Propiciar oportunidade para realização da obrigatoriedade de estágio para os alunos Bolsistas.


Referências:

MASETTO, M. (Org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.

GIL. A. C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2011.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto, 1995. p. 63-92.

SAMPAIO, H. Evolução do Ensino Superior Brasileiro: 1808 – 1990. Documento de trabalho 8/91. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, 9, n. 2, 2005a.

SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios públicos, Santiago, Chile, n 99, p. 195-224, inverno 2005b.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GIMENO, J. El alumno como invención. Madrid: Morata, 2003.

Esta disciplina é exigência da UEPG para disciplinar a obrigatoriedade de Estágio de Docência da Capes para doutorandos bolsistas.