Disciplina: Desenvolvimento, Território e Região

Carga Horária: 60 horas - Número de créditos: 4

Ementa: 

Teorias do desenvolvimento: uma revisão crítica. A renovação do pensamento desenvolvimentista e a revalorização da dimensão geográfica: a dinâmica territorial do desenvolvimento. Desenvolvimento territorial e região: o desenvolvimento local e regional.  Desenvolvimento territorial e espaço rural: as novas perspectivas do desenvolvimento rural. Desenvolvimento territorial e espaço urbano: a dinâmica territorial e desenvolvimento urbano.


OBJETIVOS

Objetivo Geral
• Refletir sobre a integração dos conceitos multidimensionais de desenvolvimento, território e região na concepção de desenvolvimento territorial.

Objetivos Específicos
• Discutir as críticas às concepções tradicionais do desenvolvimento e as recentes tentativas de buscar um novo sentido para o desenvolvimento;
• Analisar as possibilidades de resgate do conceito de região na discussão sobre desenvolvimento;
• Compreender o domínio do conceito de território sobre a incorporação do viés geográfico nas novas concepções de desenvolvimento regional e local.
• Debater o processo multidimensional de abordar o desenvolvimento de espaços rurais e urbanos.


BIBLIOGRAFIA

ABDEL-MALKI, L.; COULERT, C. (orgs.) Les nouvelles logiques du développement. Paris: L’ Harmathan, 1996.

ABRAMOVAY, R.; BEDUSCHI FILHO, L. Desafios para o desenvolvimento das regiões rurais. Nova Economia. Belo Horizonte, 14 (3) 35-70, set.-dez/2004.

COULERT, C. Territoires et régions: les grands oubliés du development économique. Paris:L’Harmathan, 2001.

CUNHA, L. Do desenvolvimento setorial ao desenvolvimento territorial. Redes. Santa Cruz do Sul:UNISC, v.11, n.2, p. 261-282, maio/ago, 2006.

FERNÁNDEZ, V.; ALFARO, M. Ideias e políticas do desenvolvimento regional sob variedades do capitalismo: contribuição da periferia. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba:IPARDES, n.120, p. 57-99, jan./jun. 2011.

HAESBAERT, R. Região e regionalização: a trajetória de um debate. In: Regional-global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 208p.

MONTENEGRO GÓMEZ, J.; FAVARO, J. Uma leitura crítica do desenvolvimento territorial rural realmente existente: entre as condições de possibilidade e a implantação. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba:IPARDES, n. 122, p.39-69, jan./jun. 2012.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Rio de Janeiro: Cia de Letras, 2000. 410p.

SOUZA, M. Mudar a cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 560p.

STORPER, M. The regional world: territorial development in a global economy. New York-London: Guilford Publications, 1997.