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INSCRIÇÕES DEFERIDAS PARA DISCIPLINAS ISOLADAS DE ALUNOS ESPECIAIS NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


Áreas de concentração: Espaços Formais e Não Formais no Ensino de Ciências e Formação de Professores e Ensino de Ciências - Turma 2017. 


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) TORNA PÚBLICO o deferimento da inscrição de candidatos à matrícula em disciplinas ofertadas pelo PPGECEM-UEPG, nível de Mestrado, na condição de aluno especial conforme dispõe o Edital nº13/2017.


EDITAL Nº 13/2017

Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Com o Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pretende-se possibilitar aos mestrandos uma sólida compreensão do processo de ensino e aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de docentes-pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas para a formação de visão das interconexões das Ciências e da Matemática com todas as esferas do macro social. Ainda o corpo docente da proposta de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.


O Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática visa a constituir-se em um espaço para o exercício dos diálogos inter e multidisciplinares, promovendo uma formação profissional mais adequada às exigências de um mercado em constante mutação, exigindo cada vez mais uma atividade reflexiva, crítica e inovadora aplicada diretamente à atuação profissional do docente, na produção de conhecimento diretamente associado à prospecção de problemas e soluções para o ensino-aprendizagem dos conhecimentos em Ciências e Matemática.


O compromisso do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, dada a vocação da UEPG, é promover estudos e pesquisas que deem suporte teórico para que os profissionais da educação tenham condições de inovar sua prática em termos de compreensão e aplicação da ciência. 


Além disso, a criação do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática vem ao encontro da proposta pedagógica e de desenvolvimento da UEPG em relação à ampliação da oferta de cursos de pós-graduação e também contribuir para o fortalecimento dos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática, buscando diminuir a deficiência na demanda existente na formação de profissionais especializados na área de Ensino de Ciências e Matemática, não só na região de abrangência da UEPG, mas para todo Paraná e Brasil

COMPOSIÇÃO

O curso de Mestrado em Ensino de Ciênciase Educação Matemática propõe instituir uma vertente inter e transdisciplinar, envolvendo os Departamentos de Física (DEFIS), de Matemática e Estatística (DEMAT), de Química (DEQUIM), de Biologia Geral (DEBIO) e de Artes (DEARTES). Portanto haverá a participação desses professores  nas linhas de pesquisa para o desenvolvimeto de experiências didáticas e de pesquisa em Ensino de Ciências e Educaçâo Matemática. O PPGECEM está vinculado aos Setores de Ciências Exatas e Naturais (SEXATAS), de Ciências Biológicas e da Saúde (SEBISA) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (SECIHLA), 

A ESSÊNCIA

O elemento essencial da proposta de Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática é o ensino de conteúdo buscando interlocução com as áreas geradoras dos conteúdos, ou seja, Matemática, Física, Química e Biologia. O foco é a integração entre o conteúdo disciplinar e o conhecimento pedagógico ou o que se denomina “conhecimento pedagógico do conteúdo”. A proposta do PPGECEM tem como elemento essencial a mediação do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e a formação de professores e ensino de ciências, tendo como principal objetivo, a construção do conhecimento científico sobre este processo e sobre fatores de caráter micro e macroestrutural que nele interferem.

OBJETIVO

Busca-se com o PPGECEM consolidar as pesquisas do corpo docente, em uma ação coletiva e catalizadora para
a formação de recursos humanos por meio de pesquisa translacional que busca construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados em educação e ensino para a sua aplicação em produtos e processos educativos com aplicabilidade nos sistemas formal e não formal de todos os níveis de ensino no campo de Ensino de Ciências e Educação Matemática. Some-se a isso a contribuição para a consolidação da UEPG como centro gerador de conhecimento e de formação de recursos humanos altamente qualificados para atividades educacionais nos diferentes níveis de ensino dentro
da área de abrangência da instituição.

ÁREAS E LINHAS DE PESQUISA

As pesquisas no PPGECEM envolvem campos que são complementares às existentes atualmente na UEPG o que pode facilitar o intercâmbio entre os conhecimentos gerados nos diferentes programas de pós-graduação atualmente em andamento na instituição.  No PPGECEM as áreas de concentração e respectivas linhas de pesquisa são:
Área de concentração Espaços Formais e não Formais no Ensino de Ciências com as linhas de pesquisa: Ensino de Ciências e Níveis de Ensino, e Ensino de Ciências e Mídias;
Área de concentração Formação de Professores e Ensino de Ciências com as linhas de pesquisa: Práticas de Ensino em Ciências, e Ensino de Ciência e Tecnologia nas Relações com a Sociedade.

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