Estrutura curricular

Autorizado pela Resolução UNIV. nº 06, de 11.03.98, Recomendado pela CAPES em 2001, em conformidade com as normas da Resolução CEPE 039/2008, e com as normas internas do Colegiado de Curso. Para completar o Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, o mestrando deverá cumprir um total de 36 créditos.

Para completar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas – Mestrado, o mestrando deverá cumprir um total de 36 (trinta e seis) créditos, a serem cumpridos em 24 (vinte e quatro) meses com a possibilidade, desde que justificado e aprovado pelo colegiado, de mais 6 meses assim distribuídos:

a) Disciplinas obrigatórias do Núcleo comum (12 créditos)

b) Orientação de dissertação (8 créditos)

c) Disciplinas eletivas do elenco geral (12 créditos – sendo no máximo 4 créditos em tópicos especiais )

d) Atividades programadas (4 créditos)

CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS EMENTA
93101 Epistemologia e Métodos nas Ciências Sociais 60 4

Estudo crítico dos princípios e resultados das ciências, dos métodos utilizados nas pesquisas e da relação entre o saber e os saberes: diferentes perspectivas frente à questão da verdade, à relação entre saber científico e senso comum. Diferentes perspectivas epistemológicas na relação sujeito-objeto. Objetividade e subjetividade: a objetividade como intersubjetividade. O problema da neutralidade científica. A relatividade do conhecimento – frente ao questionamento da neutralidade do cientista e ao próprio movimento do saber técnico-científico- e o problema do relativismo da verdade. As teorias do conhecimento como suporte para a discussão e o exercício da interdisciplinaridade no contexto dos estudos sobre sociedade. Interdisciplinaridade e intersubjetividade.

93102 Análise de Conjuntura 60 4

Categorias fundamentais para análise de conjuntura: acontecimentos, cenários, atores, relações de força, articulação entre estrutura e conjuntura. Natureza dos principais determinantes da conjuntura (contemporânea). Comportamento do capital, do poder e do controle político, no âmbito mundial, e elementos a nível nacional, como preocupações centrais do Governo, os grandes projetos nacionais e regionais, questões sociais mais expressivas, campos de confronto. Exercícios de análise de conjuntura.

93103 Metodologia da Pesquisa e Seminário de Dissertação 60 4 O conhecimento científico. Tipos de pesquisa científica. Características da linguagem científica. Técnicas de leitura e análise de textos. Uso de bibliografia: normas técnicas e responsabilidade ética.
Planejamento da pesquisa e metodologia da coleta de informações e de análise de dados. O papel da revisão de literatura nas diferentes etapas da pesquisa e da conseqüente elaboração da “Dissertação de Mestrado”. Discussão sobre as temáticas eleitas e análise (discussão socializada) de diferentes possibilidades de conduzí-las rumo à construção da dissertação. Discussão dos problemas gerais, de natureza teórico-metodológica, enfrentados nas pesquisas individuais dos mestrandos.
93201 Orientação Dissertação/Tese (ODT) – I 30 2 Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado.
93202 Orientação Dissertação/Tese (ODT) – II 30 2 Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado.
93203 Orientação Dissertação/Tese (ODT) – III 30 2 Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado.
93204 Orientação Dissertação/Tese (ODT) – IV 30 2 Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado.
93301 Estado e Políticas Públicas 60 4 Estado e Sociedade. Política Econômica e social no Brasil. Métodos de análise de políticas governamentais e suas
conseqüências na sociedade.
Impacto das políticas públicas na organização territorial e no desenvolvimento regional. Política Pública e as estratégias de desenvolvimento regional.
sociedade.
93302 Estado sociedade e desenvolvimento no Brasil 60 4 Matrizes teóricas do pensamento político brasileiro na história e na contemporaneidade e suas diferentes expressões em face do movimento da sociedade, da posição do Brasil no contexto das nações e das relações do Brasil no contexto mundial frente às tendências atuais.
93303 Sociedade civil e democracia 60 4 As relações entre Estado, democracia e sociedade civil. Contextualização histórica da organização e do comportamento das classes e dos movimentos sociais no Brasil. Estruturação da esfera pública e das várias expressões e configurações da sociedade civil contemporânea: terceiro setor, movimentos sociais, ONGS e outras.
93304 Direitos e Proteção Social 60 4 Os modelos de proteção social e seus fundamentos. O desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social. O papel do Estado e da sociedade civil na formulação das políticas públicas. Redes de Proteção social e políticas públicas.
93305 Estrutura do Poder e Sistema de Decisões 60 4 Análise das diferentes formas de estruturação do poder e dos processos decisõrios delas decorrentes: estudo dos quadros teóricos de referência dos temas “poder” e “decisão” e da problemática derivada da relação entre os mesmos. Estudos comparativos entre discursos teóricos (de diferentes visões de mundo) sobre esses temas mais a relação entre ambos e a operacionalização prática de intenções calcadas nesses discursos, em distintos e/ou determinados solos estruturais, conjunturais e culturais. Teorias políticas e modelos de ação poítica. Ética e instituições políticas.
93306 Comunicação, Política e Sociabilidade Contemporânea. 60 4 A mídia como (novo) espaço e mecanismo de construção da subjetividade social. Possíveis alterações e perspectivaa das relações de sociabilidade. A (re) configuração dos espaços sociais.(público/privado) contemporâneos a partir do fortalecimento dos meios eletrônicos.
93307 Realidade, Conceitos Sociais, Representações e Imaginário. 60 4 Realidade: explicação científica dos fenômenos e significado particular dos mesmos para determinadas classes de sujeitos e para sujeitos singulares. As representações e a relatividade da verdade: a pluralidade das razões; o outro como alteridade. Sistemas de valores. O imaginário social: imaginação individual e símbolos coletivos. Representações e ideologias.
93308 Intermediação de interesses, cultura e governabilidade: dilemas do ideal democrático contemporâneo. 60 4 Participação popular e legitimidade da representação. O legal, o legítimo e o representativo. A natureza da relação homem e poder: homem, poder e história. O indivíduo e a sociedade. O coletivo e a democracia frente ao caldo cultural do individualismo.
93510 Trabalho: aspectos históricos e sóciojurídicos 60 4 Evolução histórica das concepções do trabalho, desde a Antiguidade até a modernidade. Análise do trabalho no tempo, sob a ótica do Direito Romano até a atualidade no direito brasileiro. Trabalho decente, Proteção Social e precarização do trabalho.
93311 Tópicos Especiais 15 ou 30 1 ou 2 Discussão de temas por doutores com produção expressiva em suas respectivas áreas, através de reflexão e do debate, visando a atualização de conhecimento e/ou divulgação dos avanços da ciência em diferentes áreas do saber, com vistas a subsidiar os alunos na realização de suas análises e na construção de suas dissertações de mestrado.
93401 Núcleos Temáticos de Estudos e Pesquisa – 45 2 Participação em núcleo de pesquisa formalmente constituído em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa, comprovado por declaração de participação carga horária e período de participação.

Obs: os créditos indicados em atividades programadas pontuam o máximo de créditos que poderá ser obtido por atividade.

¹ Estágio de docência é valido apenas para alunos não bolsistas de Capes/Cnpq/Fundação Araucária, uma vez que este é um critério de exigência para recebimento de bolsa.