Área de Concentração / Linhas de Pesquisa

Cidadania e Políticas Públicas

O Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas conta uma Área de Concentração – “Cidadania e Políticas Públicas” e com duas Linhas de Pesquisa: – Estado, Direitos e Políticas Públicas e – História, Cultura e Cidadania. Área e Linhas com potencial integrador das diferentes expressões de Políticas Públicas com vistas a compreensões a respeito da Cidadania, eixos que balizaram as dissertações defendidas no triênio. A preocupação é garantir que a interação entre o singular e o plural, o universal e o particular possam ser contemplados na análise da sociedade humana via os núcleos de Pesquisa, com base nos dois eixos (Políticas Públicas e Cidadania).

Linhas de pesquisa:

Estado, Direitos e Políticas Públicas:

Centra na análise do Estado Moderno e nas Políticas Públicas sob diferentes perspectivas teóricas. Estudo das particularidades da formação do Estado brasileiro, a dinâmica entre Estado e sociedade civil. Análise sobre a organização e as funções do Estado, do seu poder de regulação e do impacto econômico e social das políticas públicas. Análise dos direitos sociais e ambientais e sua relação com o exercício da cidadania, envolvendo direitos e obrigações.

História, Cultura e Cidadania:

A linha História, Cultura e Cidadania têm como foco o estudo do desenvolvimento histórico e cultural da sociedade brasileira e do espaço regional. Análise da relação entre estrutura social e expressões da cultura popular, identidades, linguagem, mídia e cidadania, a compreensão do espaço regional. Visa investigar a partir de uma perspectiva interdisciplinar as práticas de sujeitos de vários grupos sociais, considerando a complexidade de suas representações e apropriações acerca de sua cidadania e de sua participação (ou não) nas políticas públicas.