Ensino de línguas a partir de gêneros literários: interculturalidade e descolonização do conhecimento

Iniciada em 2017, se volta aos conceitos de interculturalidade (WALSH, 2006), descolonização do conhecimento (MIGNOLO, 2006) e desobediência epistêmica (MIGNOLO, 2008) e propõe como objetivo geral, um repensar dos paradigmas no que se refere ao ensino de línguas no Brasil, focando os gêneros literários como princípio deste movimento do repensar. Num primeiro momento, o foco desta pesquisa será o ensino da língua espanhola tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. No entanto, o foco inicial na língua espanhola não deve limitar que as mesmas discussões sejam ampliadas para outras línguas. Assim, com base nos conceitos e no objetivo geral mencionados anteriormente, os objetivos específicos desta pesquisa são:

  • Trabalhar com gêneros literários, primários e secundários (BAKHTIN, 2003) para promover processos de ensino/aprendizagem que problematizem questões relacionadas à interculturalidade, descolonização do conhecimento e desobediência epistêmica;
  • Desenvolver esse trabalho com gêneros literários tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior
  • Promover uma valorização das manifestações literárias para o ensino de línguas, ressaltando questões culturais, identitárias e etnicorraciais;
  • Possibilitar, por meio dos gêneros literários, revelar discursos e identidades abafadas ou apagadas pela perspectiva eurocêntrica de currículo;
  • Impulsionar outras formas de estudantes e docentes lidarem com o conhecimento e com a própria forma de conceber literatura, língua e ensino de línguas e literatura.