Grupo de estudos em currículo educacional (GECE)

Participantes: Amanda Betin Guimarães, Ana Carolina Dal Col, Brenda S. de Araujo Antunes, Clara do Pardo Patricio, Daniele Tondini, Erick R. Teixeira de Almeida, Igor A. Barreto, Isabela Mendes,  Kelly Cristina Braz, Lorena S. Rocha, Luiz Felipe S. de Almeida, Marise Bronoski, Rosa Eliana dos Santos e Sabrina Moreira.

OBJETIVO GERAL

Compreender a concepção, a organização e o desenvolvimento do currículo educacional no ensino superior e na educação básica (ensino fundamental – séries finais e ensino médio).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1- Realizar leituras de material referente á proposta do grupo de estudos;

2- Identificar as concepções dos participantes sobre currículo educacional;

3- Debater a temática sobre currículo, a formação de professores, a nova pragmática e teoria crítica;

4- Analisar a função do currículo educacional na formação dos sujeitos.

CRONOGRAMA

Os encontros são realizados no último sábado do mês. Em havendo impedimento por razões outras de o grupo acontecer no sábado marcado, uma nova data será resolvida entre os participantes. Sobre a intervenção em escola, as datas são organizadas em consonância com o grupo.

FUNCIONAMENTO

O GECE é desenvolvido em parceria com o projeto de pesquisa: O currículo nas licenciaturas de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: uma reflexão sobre os olhares de professores e alunos e é parte do projeto de extensão:Debates e reflexões sobre currículo educacional, todos protocolados e em desenvolvimento na Universidade Estadual de Ponta Grossa dentro do Programa de Extensão: Laboratório de Estudos do Texto (LET). O grupo se reúne para discutir a teoria e a prática do currículo educacional, da formação de professores, a nova pragmática e documentos oficias para a educação,a partir de literatura pertinente à área (livros e artigos científicos). A sistemática de funcionamento dos encontros para os debates e reflexões parte de textos realizados (escritos) pelos participantes após a leitura do livro ou artigo selecionado. Além disso, fazemos intervenções no formato de extensão, em instituições que estejam dispostas a participarem de debates e reflexões acerca da temática: currículo educacional.