Estudos do texto em contextos de ensino e aprendizagem: gêneros textuais/discursivos

A proposta do Projeto envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na medida em que se integra ao Projeto de Pesquisa “Estudos do texto em contextos escolares/acadêmicos”. Com vistas à formação de sujeitos leitores/produtores de textos, um dos objetivos principais do projeto é promover reflexões acerca da capacidade de leitura (análise) e produção textual de alunos e professores no âmbito da educação básica e no âmbito do ensino superior. Tais reflexões visam possibilitar o planejamento e a execução de ações extensionistas (minicursos, oficinas, palestras) em diferentes espaços formativos, cuja finalidade é “incentivar o aluno a ser pesquisador dentro e fora da sala de aula da escola e dentro e fora da universidade” (MILLER, 2013, p.115), visando favorecer a formação do “licenciando-pesquisador” (MILLER, 2013), do professor “reflexivo e crítico” (PIMENTA e GHEDIN, 2012) e o “desenvolvimento de estratégias” (BRITTO, 2007,p. 69) de leitura e produção escrita. O projeto tem como público alvo graduandos dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia, e alunos e professores da rede estadual de educação básica. As atividades realizadas no Projeto ancoram-se na perspectiva da Linguística Aplicada (LA), nas teorias da Linguística Textual (LT) e da Análise Dialógica dos Discursos (ADD). São algumas ações do Projeto: o “GETE – Grupo de Estudos do Texto”, um evento que iniciou em 2009 para “leitura de estudo” (BRITTO, 2007, p. 70) e planejamento das ações extensionistas, e o “Textos em Foco”, um evento em funcionamento desde 2015 para promoção das ações extensionistas resultantes do GETE.