Análise e produção do texto argumentativo

 

Argumentar é uma habilidade de linguagem, imanente no ser humano. De modo geral, defender o que queremos e o que pensamos é praticamente inevitável no campo das relações sociais. Mas argumentar, assim como outros processos de letramento e aquisição de conhecimento da língua (e o que se pode fazer com ela no mundo), requer problematizações, exercícios de linguagem, experiências com gêneros discursivos do argumentar. A dinâmica, prevemos, deve ser progressiva, contínua e gradualmente complexificada, ou seja, a argumentação do dia a dia, corriqueira e intuitiva, não se aprofunda se não for provocada, exercitada, estimulada a partir de experiências contextualizadas de leitura e produção textual  das quais a escola precisa ser provedora. O projeto Análise e Produção do Texto Argumentativo – APTA pauta-se essencialmente nessa perspectiva e procura desenvolver atividades (além de uma reflexão crítica sobre a argumentação para muito além da redação do vestibular), que promovam ações argumentativas orais e escritas. As problematizações decorrem, antes de tudo, de uma discussão sobre a diferença entre opinar e argumentar. A partir daí, as dinâmicas são organizadas de modo a contemplar: um tema polêmico, um método de discussão e uma produção textual, integrados em uma ação que privilegia a atividade argumentativa de modo interativo e dialógico.