6º Colóquio Mulher e Sociedade

Universidade Estadual de Ponta Grossa

April 23, 2019 – April 24, 2019


O 6º Colóquio Mulher e Sociedade é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, vinculado ao Mestrado em Jornalismo da UEPG, em parceria com o projeto de extensão Elos – Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã e o Departamento de Jornalismo.

Neste ano de 2019, o evento propõe a discussão sobre o tema “Mulheres e Redes: perspectivas de pesquisa e intervenção em gênero”. Trata-se de uma abordagem voltada ao desafio de articulação entre saberes e práticas que, em distintas áreas, promovem impactos sociais no que se refere às demandas de gênero.

O Colóquio reúne docentes, estudantes, profissionais e representantes de entidades que lutam pela equidade de gênero, com o propósito de discutir temas pertinentes na atualidade, em uma abordagem interdisciplinar.

Criado em 8 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, oportunizando um espaço de reflexão e debate em torno das questões de gênero. Para isso, o evento divide-se em palestras, mesas de debates e apresentações de artigos científicos de diferentes áreas.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Pré-evento:

DIA 22/04/2019

Local: Sala 110 – bloco D (Campus Central UEPG)

13h30: Caso de assédio no Operário Ferroviário Esporte Clube completa um ano (Aline Rios/SindijorPR) e Bianca Machado (Ascom/Operário Ferroviário)

14h: Oficina de jornalismo com perspectiva de gênero (Lenny Cáceres/Red Internacional de Periodistas con Visión de Género – Argentina)

Local: Museu Campos Gerais

18h: Mostra de documentários Jornalismo UEPG sobre mulheres e direitos

Mãe que luta: o cotidiano de mães de crianças com patologias neurológicas graves (2017) - Anna Vitória Cuimachowicz Vieira

“Meu corpo não é público”. Videodocumentário jornalístico sobre assédio sexual contra mulheres nos espaços públicos de Ponta Grossa (2018) - Scarlet Cristine Rodrigues

CONTA, MINA - Um olhar sobre a mulher MC no cenário do rap paranaense (2017) - Nathasja Rotter e Thanille Ratti

 

DIA 23/04/2019

Local: Grande Auditório (Campus Central UEPG)

8h: Atividades culturais (Grupo Renascer) e abertura do evento

8h30: Conferência  Jornalismo com perspectiva de gênero e formação de redes

Palestrante: Lenny Cáceres (Red Internacional de Periodistas con Visión de Género – Argentina)

11h: Lançamento de livros

14h: 5º Evento Científico Estudos de Gênero

Local: Salas – bloco D (Campus Central UEPG)

Apresentação de artigos selecionados pelo comitê científico em sessões temáticas.

 

DIA 24/04/2019

Local: Grande Auditório (Campus Central UEPG)

8h: Atividades culturais (Leia Mulheres PG)

8h30: Painel – Relações de Gênero e lutas pela igualdade: trabalho, ciência e diversidade

Palestrantes:

- Nadia Veronique Jourda Kovaleski (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

- Maria José Braga (Federação Nacional dos Jornalistas)

Ananda Puchta (OAB/PR e Coletivo Cássia)

14h: 5º Evento Científico Estudos de Gênero

Local: Salas – bloco D (Campus Central UEPG)

Apresentação de artigos selecionados pelo comitê científico em sessões temáticas.

 

 

CONVIDADAS

Aline de Oliveira Rios

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), especialização em Mídia, Política e Atores Sociais também pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e atualmente é aluna regular do programa de Mestrado em Jornalismo na mesma instituição. Tem experiência profissional na área de Jornalismo, tendo atuado em revistas e jornais impressos e também, na rede televisão aberta Rede Massa TV Guará (afiliada ao SBT), como pauteira e editora-chefe de programa televisivo. É diretora estadual de Interior no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), membro do Conselho de Curadores da TV Educativa de Ponta Grossa (PR) e atua ainda no Conselho Diretor da TV Comunitária de Ponta Grossa (PR).

Ananda Puchta

Advogada, formada pela Universidade Federal do Paraná (2013), especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (2015), é Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PR, membro titular do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) 2017-2019, e Coordenadora de Organismos Internacionais e Engajamento Corporativo do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional LGBTI.

Bianca Machado

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Uninter. Atualmente, trabalha como Gerente de Comunicação do Operário Ferroviário Esporte Clube, time de futubel de Ponta Grossa (PR) que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Lenny Cáceres

Jornalista especializada em Gênero e Meios de Comunicação, especialista em violência doméstica e escolar. Diretora e editora do portal Diario Digital Femenino (https://diariofemenino.com.ar/) na Argentina. Integrante da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género da Argentina (Consejo Consultivo) e da Red de Periodistas con Visión de Género.

Nadia Veronique Jourda Kovaleski

Graduada em Letras Francês/Português – Língua Estrangeira pela Universite Lumiere Lyon 2 (França), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com experiência em pesquisa na área de Gênero, Ciência e Tecnologia.

Maria José Braga

Graduada em Jornalismo e em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, repórter do Jornal O Popular e jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade da qual já foi vice-presidenta, secretária-geral, tesoureira e vice-presidenta Região Centro-Oeste. Foi presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. Também é membro do GT Comunicadores, instituído pelo Conselho Nacional de Defesa dos Direitos Humanos.


Informações sobre a Conferência