Histórico


Pela Resolução Universitária n.º 016 de 10 de agosto de 1990 foi criado o Centro Educacional como órgão suplementar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, incluso no artigo 5.º, inciso 8.º do Regimento Geral da UEPG.

Em 1992 por solicitação da UEPG o Governo Federal construiu no Campus Universitário de Uvaranas uma unidade de serviços de um Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC), atualmente denominado Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC), para nele viabilizar a proposta pedagógica do Centro Educacional.

Com a inauguração do espaço físico, foi possível a ampliação das atividades previstas para o Centro Educacional com a criação da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha - Ensino Pré Escolar e de 1.º grau, pela Portaria n.º 042 de 05 de janeiro de 1993.

Em 04 de junho de 1996, atendendo solicitação do PRONAICA – Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente para legalização dos CAICs em nível federal, foi criado o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, em substituição ao órgão suplementar desta Universidade denominado “Centro Educacional” através da resolução CA nº 171 de 04/06/1996.

A estrutura organizacional aprovada, seguia um padrão para os CAICs em nível nacional, porém a implantação da proposta original não foi possível, uma vez que exigia uma demanda de recursos humanos e financeiros não disponíveis e não condizentes com as possibilidades e realidade vigente na estrutura da UEPG, mantenedora do órgão. A experiência adquirida pela equipe de profissionais atuantes no CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha neste período de tempo (1996-2002), exigiu, portanto, modificações graduais na estrutura inicial para adaptá-la às necessidades reais do órgão e seus usuários, bem como as possibilidades de manutenção do mesmo pela UEPG.

Este processo culminou no desenvolvimento de uma estrutura organizacional que demonstrou na prática maior funcionalidade para que se pudessem alcançar os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, no que lhe concerne, que é a oferta da Educação Básica em Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 8ª séries.

Da mesma forma, verificou-se a necessidade de reestruturação nos espaços físicos e na estrutura organizacional das escolas: Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4ª séries e Escola Estadual Professora Halia Terezinha Gruba – Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries, como também, nos diversos setores administrativos, cujas ações administrativas e pedagógicas oferecem os meios necessários aos educandos para o bom aproveitamento da educação escolar.

Outro aspecto de extrema relevância, também, é que a estrutura de cargos e funções, bem como suas denominações, eram incompatíveis com os cargos dos servidores do quadro funcional da UEPG.

Pelos motivos acima expostos, é que se propôs uma reformulação na estrutura organizacional do CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, e conseqüentemente no seu projeto político pedagógico.


Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná