XIII EPREM Inscrições Trabalhos Programação O Evento
Trabalhos

=============================================================================================================================

Prorrogação do prazo de submissão de trabalhos no XIII EPREM

Em 29 de junho de 2015,

Apesar da intenção inicial dos organizadores do XIII EPREM em não prorrogar o prazo para submissão de trabalhos nessa edição do evento, temos recebido e-mails de professores da rede estadual da Educação Básica e alunos de graduação das Universidades Estaduais, solicitando que esse prazo seja prorrogado diante do fim recente da greve dos servidores do nosso estado e da dificuldade dos autores em produzir seus trabalhos dado o envolvimento com o movimento grevista.
Como a SBEM-Paraná tem apoiado a greve dos servidores estaduais do estado desde o seu início, consideramos pertinente estendermos esse prazo para o próximo
dia 31 de julho. Ficam prorrogados para essa data também, os valores para as inscrições individuais e para as inscrições em grupo.
Atenciosamente,
Comissão Central do XIII EPREM

 

=============================================================================================================================

Orientações para submissão de trabalhos

 

O texto deverá ter forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas.

Serão considerados os seguintes aspectos para avaliação:

  • relevância, coerência e pertinência do trabalho para o XI Encontro Paranaense de Educação Matemática;
  • consistência conceitual e argumentativa na formulação do problema e no desenvolvimento do trabalho;
  • interlocução com a produção existente na área.

É de exclusiva responsabilidade do autor a revisão ortográfica e gramatical do trabalho submetido.

Clique em uma das modalidades de trabalho listadas no menu vertical no lado direito dessa página para obter informações sobre formatação geral, organização textual e sobre como enviar seu trabalho.

 

Avaliação dos trabalhos enviados

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica sem a identificação dos autores, a qual cabe deliberar pela não aprovação:

  • dos trabalhos que não atenderem à temática central do evento e/ou aos sub-temas propostos;
  • dos trabalhos que não atenderem às orientações estabelecidas quanto à formatação, competência textual, adequação às normas da ABNT em vigor, bem como o não cumprimento dos prazos para o envio em cada modalidade (comunicação, relato de experiência, pôster e minicurso).

Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos anais do XIII EPREM.

Os trabalhos que necessitarem de reformulação deverão ser modificados e reenviados para Comissão de Avaliação em até 10 dias corridos após data da comunicação.

 

Diretrizes para os autores

Todos os trabalhos (Comunicação Científica, Relato de Experiência, Pôster e Minicurso) deverão respeitar as seguintes normas:

 

 - Os textos deverão ser elaborados no Word (extensão .doc ou .docx), com tamanho do papel A4. As margens deverão ser de: Superior e Esquerda: 3 cm - Inferior e Direita: 2 cm;
- Título: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5;
- Nome(s) do(s) autor(es): Times New Roman, alinhado à direita, fonte 12, espaçamento simples, acompanhado da Instituição na qual está vinculado, bem como o e-mail;
- Resumo: A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras. O resumo deve conter os seguintes elementos: Contexto, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusões;
- Palavras-chave: Podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final;
- Subtítulos: devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula.
- Corpo do texto: O corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção. A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12. Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha. Notas de Rodapé deverão vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Para Citações, devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002);
- Referências: devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002);

Um MODELO para submissão pode ser obtido clicando na modalidade de trabalho na aba à direita.

 

Quanto ao número de laudas, serão aceitos trabalhos com um total de:
- Relato de Experiência: entre 08 e 12 páginas.
- Comunicação Científica: entre 10 e 15 páginas.
- Pôster: entre 06 e 10 páginas.
- Minicurso: entre 04 e 08 páginas.

Os textos submetidos deverão ser salvos com o número do eixo temático (lista de eixos abaixo) no qual o trabalho se insere no qual o trabalho se insere, hífen, seguido das siglas de cada modalidade de trabalho (Relato de Experiência :RE, Comunicação Científica: CC; Pôster:PO; Minicurso; MC) e do número do CPF do primeiro autor, conforme exemplos:

5-CC49562647
3-RE49562647
1-PO49562647
8-MC495662647

Em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes. Nos casos em que houver a menção do nome de qualquer dos autores, os mesmos deverão trocar a referência por uma sequência de letras “X”, conforme exemplo abaixo:

XXXXXXXXX. Educação Matemática. Ponta Grossa: Editora Brasil, 2013.

 

Observações Importantes

1 - Para a avaliação do trabalho é necessário que TODOS os autores e co-autores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.
2 -  Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalho para ser avaliado, e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais.
3 – Não existem restrições para o número de trabalhos submetidos por participante, seja como autor ou co-autor.
4 – Número máximo de autores por trabalho: 6 (seis).
5 – Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do XIII EPREM.
6 – É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.
7 – Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no Template (Modelo - ver arquivo disponível em cada uma das modalidades).
8 – Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados pelos respectivos autores no XIII EPREM.
9 - Os trabalhos deverão respeitar pelo menos um dos eixos temáticos do evento:

Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente

Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática

Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior

Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva

10 - Os textos dos trabalhos submetidos ao XIII EPREM podem estar em Português ou Espanhol.

11 - Junto do trabalho, os autores devem encaminhar a Folha de Rosto do Trabalho (um modelo da folha de rosto segue na aba direita do site, em cada uma das modalidades de trabalho).

 

Importante

Os trabalhos submetidos serão disponibilizados para avaliação somente após a confirmação do pagamento da inscrição.

Atenção: No e-mail em que os autores fizerem a submissão do trabalho, precisam necessariamente também, anexar a Folha de Rosto do Trabalho. Para baixar o modelo de folha de rosto, clique aqui.

Prazo final para submissão dos trabalhos: 30 de junho de 2015 31 de julho (PRORROGADO).

 

 


Comun. Científica
Relato Experiência
Minicurso
Pôster

 

XIII EPREMInscrições Trabalhos Programação O Evento